quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Sem ilusões

Deixem-me dizer-vos uma coisa simples: só pode estar desiludido com o resultado desta noite quem tem ou teve ilusões.
O mal do Sporting é antigo. Estranho é ganhar. Por isso a criatura que ocupa o cargo de presidente da direcção do Sporting terá vibrado tanto com a vitória de sábado. No final, ergueu o rosto ao céu e, frenético, agitou no ar os punhos, como se tivesse estado à beira do juízo final e tivesse sido perdoado. Poderíamos concluir que estranhou a vitória. 
Contudo, hoje no final do jogo, baixou a cabeça e meteu-a entre as mãos. Somos levados a concluir que estranhou a derrota.
Ora, um presidente a sério --não este presidente de opereta que nos calhou a todos-- não pode estranhar nada do que acontece ao Clube. O papel do presidente do SCP é prever e estar à frente dos acontecimentos. 
Exultar descontroladamente com as vitórias, e passar a um estado de depressão com as derrotas é uma forma de nos dizer que não sabe o que se passa no Sporting e de nos mostrar que não está à altura do cargo que ocupa.
Um verdadeiro presidente do Sporting já deveria saber que os golos do Bayern começaram a entrar na baliza do Sporting há muitos anos. Começaram a entrar quando as sucessivas direcções entenderam maltratar os sócios e a espremer os adeptos. Começaram a entrar quando as sucessivas direcções fizeram opções erradas de gestão do Clube. Começaram a entrar quando a vitória sobre o défice se sobrepôs à vitória dos princípios. Começaram a entrar quando quiseram adulterar a essência do SCP e quiseram fazer dele algo que o Clube não é. Começaram a entrar quando as sucessivas direcções e os directores prometeram uma coisa e fizeram outra. 
Foi a mentira, a incompetência, a arrogância, o baixo nível que nos golearam. Não o Bayern.
A dinastia que se instalou no poder controleiro do Sporting levou o Clube à ruína e fez-nos crer que dela nos salvou. Só os ingénuos acreditarão hoje que estamos salvos
O Sporting atingiu o ponto mais baixo da sua longa história. Depois de décadas de crescente apagamento, foi com esta direcção que o Sporting começou a ouvir "olés", dirigidos à sua equipa sénior de futebol pelos adeptos de adversários de segunda categoria, e é com esta direcção que acabamos de sofrer a maior e mais humilhante goleada de sempre, em casa, para as competições europeias. 
É das suas opções e das suas estratégias que tudo isto resulta. 
É urgente apeá-los. É urgente dizer não aos seus planos. É urgente estar atento às suas tentativas de perpetuação no poder e de exploração dos sócios e adeptos. É urgente apagar o rasto desta dinastia trágica que governa o Sporting há mais de dez anos. Que não reste um único! 
"A SAD está unida!" proclamava Soares Franco há tempos. Pois que unida tome o caminho da rua! 
No caso dele e de todos os seus seguidores, serventes, cães de fila, caixeiros, carteiros, trompeteiros, e lambe botas de serviço, o juizo final já foi há muito. E não há perdão! Nem salvação...
Nomeie-se uma comissão de gestão, reflicta-se serenamente, com verdadeira paixão e empenho, sobre os possíveis caminhos futuros do Clube, promova-se uma ampla e participada discussão sobre os atributos de uma direcção séria para o Sporting, prepare-se com o tempo que fôr necessário uma eleição serena, mobilizadora e significativa. Mudemos, todos juntos, o rumo do SCP!
De outra forma os golos do Bayern vão continuar a entrar na nossa baliza...
Não haja ilusões.

11 comentários:

Anónimo disse...

boa tarde,

tenho uma dúvida: há alguma maneira de irmos reduzindo o enorme passivo que temos, sem ser preciso passar a academia para a SAD, outros patrimonios para a SAD ou acabar com as modalidades? é que não estou muito informado e não sei se há outra hipótesse de reduzir o passivo, sem ser dessa maneira. (atenção. isto não é uma critica, sei que vçs aqui nao gostam disso. estou mesmo a perguntar pq ñ sei).. que maneiras podemos encontrar sem passar academia para a sad e etc.. (isso tmb n me agrada) ??

sl.

Anjo Exterminador disse...

Havia uma maneira: era obrigar os dirigentes que foram responsáveis por esse passivo a chegarem-se à frente e pagarem-no... Foram eles que o geraram eles que o paguem!
Mas, já agora ó Anónimo (espero que estes "Anónimos" todos que por aqui aparecem não sejam Alcoólicos senão isto é um sarilho...), eu não percebo muito bem o objectivo destas perguntas aqui neste blog.
Tu queres que seja a malta da Roulote a encontrar a salvação do Sporting?! Estás disposto a apoiar uma lista da Roulote? Ou será que blog agora é uma AG? Ou será que temos cara de auditores da BDO? Ou a pergunta era retórica? Ou estás aqui a provocar a malta?!
Em qualquer caso parece um bocado deslocado vir fazer essas perguntas tendo em conta o tema da posta...

Anónimo disse...

por amor de deus. eu não estou a provocar ninguém, simplesmente perguntei qual é a melhor maneira para tentarmos abater o passivo e qual é a solução, porque não estou muito a par do assunto, nem sou apoiante de soares franco nem bento. por isso não vejo onde está a provocação, mas estas vossas respostas, infelizmente, são habituais.

SL.

Anjo Exterminador disse...

Não leves a mal pá, que isto são nervos...
Abater o passivo é uma questão complexa. Se não quisermos destruir o Sporting, não vejo isso a ser feito sem os Sportinguistas. Destruindo o Sporting há muitas maneiras. A que a direcção actual prefere é destruir o Sporting mas ficar com os sportinguistas e fazer do abate do passivo mais um negócio...
Tudo em nome dos bons princípios, da educação, da quinta da marinha mercante e dos charutos.
O azar dos gajos é que aparecem uns alemães chatos e destroem o negócio...

Anjo Exterminador disse...

Não queres arranjar um nome para a gente te tratar como deve ser...?

Luizinho disse...

A minha solução: o passivo está nos 200 milhões (ou pelo menos assim o esperamos). 1 - Arranjar uma direcção nova. 2- Arranjar um treinador como deve ser e que ponha a equipa a jogar como deve ser. 3 - Fazer todo o esforço do mundo para manter 5 ou 6 jogadores fundamentais. A saber - Liedson, Izmailov, Vukcevic, Polga (apesar das fífias que tem dado ultimamente) e Tonel. 4 - com as taxas de juro a baixar, fazer nas próximas 3 ou 4 época cerca de 20 milhões com transferências. Existe alguma matéria prima para isso e outra surgirá. 5 - Apesar destas vendas manter os tais cinco ou seis jogadores fundamentais e os jogadores médios em quem ninguém vai pegar. substituir, salvo caso de força maior, os transferidos por jogadores saídos da formação. Exemplo concreto: o João Gonçalves e o Tiago Pinto não são certamente piores ou mais inexperientes que o PEdro Silva ou Ronny. O Adrien para o ano estará pronto a substituir o Veloso. Existem pelo menos mais 4 ou 5 jogadores que poderão ter lugar no plantel nas próximas duas épocas, para além dos já referidos. A saber - Celestino, André Martins, Rabiu Ibrahim, Diogo Rosado ou wilson Eduardo.
Um futebol melhor, uma equipa mais "sportinguista" e um melhor tratamento aos sócios com certeza que trarão mais sócios e adeptos ao clube. O que implica um aumento de receitas, sem serem preciso grandes campanhas publicitárias, por exemplo.
Em segundo lugar, acho que é preciso que as receitas correntes do futebol (quotas, receitas de bilheteira, patrocínios e televisão) constituam na integra o orçamento do futebol que deve ser limitado a essas receitas ordinárias. Nos próximos anos todas as receitas extraordinárias (venda de jogadores) deverão ser investidas no pagamento do passivo (coisa que não tem acontecido). A partir do momento em que este estabelize as receitas extraordinárias devem servir apenas para gastos extraordinários (contratação de jogadores, por exemplo). O remanescente deve permanecer no clube.
Se quer ideias concretas dou-lhe mais duas. A construção de um pavilhão nas imediações do estádio, que custará qualquer coisa como cinco milhões de euros não é um gasto de dinheiro. Se falar com qualquer pessoa das modalidades ela dir-lhe-á que o dep. de marketing não tem feito grande esforço para angariar patrocinadores. Com o pavilhão a gamebox poderia ser estendida às modalidades, sendo que a diferença de preço entre o futebol e as modalidades seria integralmente investida nestas. Simplificando. Se uma gamebox champions custa 150, por 200 euros um sócio poderia assistir a 10 jogos de qualquer modalidade à escolha. A mim não me custa imaginar 10 ou 15 mil sócios a optarem por esta modalidade. Ou mais pessoas a inscreverem-se para comprar uma gamebox modalidade por 30 ou 40 euros.
Outra. Baixar o preço da prática desportiva que está a preços astronómicos, se contarmos com as quotas.
Chega ou quer mais?

Luizinho disse...

E já me esquecia da televisão. O contrato com a Olivedesportos acaba em 2013. Ainda falta algum tempo, mas é uma receita fundamental. O Sporting não deveria lutar nem por um melhor contrato nem criar um canal próprio. Deveria fazer uma coisa muito simples. O total dos clubes recebem 50 milhões por ano. A sport tv faz 250 milhões. O que o Sporting tem de fazer é na liga de clubes, lutar para a criação de um canal liga, mesmo que pago. Se este canal fizer metade do que a Sport tv faz mesmo assim serão 125 milhões. O que poderá duplicar as receitas televisivas para todos os clubes, retirando-lhe os 10 ou 15 milhões necessários para montar o canal. Acha que a nossa direcção está a lutar contra a Olivedesportos e, por conseguinte, por um aumento de receitas do clube?

Anónimo disse...

Ok, muito obrigado. Era só isso que precisava de saber e não queria provocar ou ofender ninguém.

SL.

paulinho cascavel disse...

a resposta a essa pergunta, com toda a importância que tem, é algo que, para além do já foi dito e com o qual até é tão fácil concordar, não se pode fazer simplesmente numa caixa de comentários. nós não somos uma equipa directiva, nem uma equipa de auditores, nós não conhecemos - quem conhece?? - a inteira realidade actuarial e financeira do clube. O que temos defendido, alertado e insurgido é contra as políticas de gestão, financerias, etc, etc., que têm sido e são - e o tempo veio ("infelizmente")nos dar quase sempre razão - que têm sido quase sempre extremamaente danosas, e pior que tudo, gravemente irreversíveis e cuja expressão máxima é o passivo e a "militãncia". e como -mais uma coisa em que o tempo nos veio dar razão - gerir um clube não é igual a gerir uma empresa - há muito que sabemos serem preciso conhecimentos, interesses e competências que estes senhores há muito se viu - os factos estão à vista - que não têm.
uma ceteza temos: a solução para o passivo é a contrária da que tem sido tomada até hoje e que pretendem continuar; que tem sido uma solução sectorial desagregada de visão curta cujos verdadeiros e constantes beneficiários são/serão os bancos e alguns accionistas e(ex-)dirigentes.
A solução é não comprarmos alarmes a quem nos assaltou a casa, o carro e os anéis repetidas vezes. A solução do passivo passa por ter gente dotada de competentencia, com conhecimentos métodos trasparentes e interesses não-pessoais a gerirem o nosso clube. Coisa que nã temos. Porque para isto é primeiro preciso conhecer a realidade global - não só financeira - do nosso clube. Um clube só vive das suas receitas e dos seus adeptos/sócios e são estes últimos que ainda podem salvar o clube de quem o levou para o abismo, correndo de uma vez com os seus responsáveis! Aí sim as soluções serão muto mais fáceis de encontrar do que se parece.

Luizinho disse...

A questão não é ofender ou criticar. Como dizia o Anjo e disse o Paulinho, a nossa irritação deriva muitas vezes não apenas do tom em que as questões são colocadas mas também pelo facto de se exigir a um blog que tenha soluções que devem ser encontradas por quem gere o clube. com conhecimentos e meios para desenvolver essa tarefa, obviamente que com um debate alargado entre os sócios e nas sedes próprias. Mas então devolvo-lhe perguntas. e o que é que acha das propostas? Não sua opinião o clube tem sido gerido da melhor forma nos últimos 13 anos? Acha que a actual direcção não tem nada que ver com o que anteriormente aconteceu no projecto roquette? Não acha estranho que uma direcção que inclui alguns dos melhores auditores, banqueiros, gestores e construtores civis do país deixe chegar o clube ao ponto a que chegou? Porque é que isso aconteceu com o Sporting e não com as empresas dos senhores?
Fico à espera de resposta.

Anónimo disse...

Acho que o clube tem sido mal gerido e que os interesses pessoais do pessoal da direcção se têm sobreposto aos do SCP. Acho que o passivo devia ser abtido via venda de jogadores e com contenção de custos (talvez em algumas modalidades). E acho que o próximo presidente teria que ser alguém completamente fora da linha de franco, porque se r.alves ganhar vai continuar tudo na mesma, infelizmente.