terça-feira, 24 de junho de 2008
Novidades
O Arsenal equipa com a mesma camisola desde 1933. A clássica camisola vermelha com mangas brancas. Este ano o equipamento vai mudar. Para além de umas curvas escanifobéticas no corpo as mangas vão passar a ter riscas. A lógica que guia a alteração das camisolas é a mesma que observamos no Sporting. Sem grandes motivos para isso o equipamento principal é alvo, todos os anos, de pequenas alterações. O objectivo é evidente: tornar as camisolas da época anterior obsoletas e "obrigar" os adeptos a despender mais 60 ou 70 euros todos os anos. O desenvolvimento da moda das camisolas nas bancadas merece ele mesmo uma posta só para si, mas não é com isso com que nos vamos entreter de momento. Apenas realçar que não se trata de nenhum problema com a ideia de marca ou de marketing ou sequer qualquer tendência conservadora. As camisolas mudam-se quando há necessidade para isso. Quando se muda de patrocinador. Quando existe uma solução mais esteticamente apelativa. Exemplo disso mesmo é a camisola clássica do Arsenal, criada por Herbert Chapman, com o claro intuito de ser diferente, e portanto mais apelativa, do que as clássicas camisolas de uma só cor usadas pelos rivais. Eu próprio exultei com a introdução da camisola Stromp como segundo equipamento. A coisa fazia lógica. Agora a mudança pura e simples de camisolas todos os anos, particularmente evidente no caso dos segundos equipamentos, para explorar o amor clubístico das pessoas é não só oportunista como vergonhoso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
"merchandising oblige".
Os clubes têm patrocinios das marcas e, no caso do Sporting, recebem antecipadamente uma grande quantia por conta da comercialização de equipamentos, que depende do volume das vendas. A mudança dos equipamentos todos os anos potencia o aumento de receitas, que hoje, a par dos direitos televisivos, das "gamebox", das participações na Champion's e das quotizações constitue uma das grandes 5 fontes de receita que se quer ordinária (isto é renovável todos os anos).
Mas a questão de base quanto a mim é que há liberdade de escolha, ninguém é obrigado a comprar o último grito de camisola e se for uma pessoa poupada, pode comprar o modelo antigo em saldo no ínicio de cada época. Aliás alguns sportinguistas têm camisolas com “sponsor” a Telecel (há quantos anos!!) e penso que ainda vi uma com o logo da cerveja Faxe.
gosto muito de ler "escanifobéticas"
a da faxe era minha
http://tudooqueprecisas.wordpress.com/2008/07/03/novo-equipamento-sporting-20082009/
nao sei se a fonte será ou não fidedigna, mas aqui vai uma preview dos equipamentos para a próxima época.
Enviar um comentário