quarta-feira, 11 de junho de 2008

Euro 2008 - Primeiras Impressões

Agora sim, estou mais feliz, dois jogos de bola por dia já me consolam, melhor só no mundial com três por dia.
Após esta primeira fase é bom verificar que a geralidade dos jogos são de qualidade com as equipas a tentarem ganhar os jogos.
Assim no nosso grupo Portugal teve uma entrada de leão, confirmando sendo a melhor equipa do grupo. É bom de verificar a diferença que duas semanas de concentração fazem e como se pode ver um futebol completamente diferente da qualificação.
Já se sabe que na táctica de Portugal não há nenhum segredo, num 4-3-3 com alas que desce para um 4-5-1 em situações defensivas.
Nada a dizer quanto à defesa pois são os quatros que dão melhores garantias, e até o pepe já parece português desde que nasceu, ao contrário de outro que é o único que não canta o hino, tipo wally.
No meio campo também nada de novo, como se esperava com a selecção a actuar com três jogadores no meio campo sendo que dois são médios centros (Moutinho e Deco - embora este último defenda menos e assuma aquando da posse de bola um posicionamento de n.º 10) é imperativo actuar com um trinco a sério - Petit. Também não poria Veloso nesta selecção pois as características exigem um jogador defensivo e mais impetuoso que não tenha medo de fazer carrinhos e entrar duro.
Na frente também nada de novo, só penso que demasiadas vezes fica o ponta de lança abandonado (o tal Nuno Gomes que nas fases finais parece um ponta de lança a sério), pois os extremos recuam demasiado para o meio campo e não exploram muito o contra-ataque, excepto quase no fim do jogo é que tal foi feito para a defesa adversária não avançar toda e que resultou nos golos finais.
Quanto às restantes equipas parece-me que a república checa irá fazer-nos companhia. Porém os turcos são uns lutadores e pode haver surpresa como hoje com o jogo com os suíços.
No grupo B nada de surpreendente com a Alemanha a assumir-se como candidata a vencer o grupo e o despique a ficar entre a Croácia e a Polónia.
No grupo da morte, o grupo C, a Roménia será o candidato a não passar, mas nos outros três, a França também voltou a exibir o seu futebol amorfo e sem consistência após o abandono da maior referência do meio campo, Zidane. Parece que a França ainda não aprendeu a jogar sem numero 10, pois apesar de ter lá o Nasri, este parece não ter a tarimba para a titularidade. Mas a equipa francesa é muito madura e muito forte fisicamente como se viu no último mundial e isso pode fazer a diferença.
Agora os outros dois tubarões a Holanda e a Itália apresentaram algo de surpreendente.
A Itália pela negativa, mas os três golos não reflectem o jogo, pois a Itália não foi subjugada e teve várias hipóteses de golo, sofrendo dois golos caricatos, um em fora de jogo (apesar da lavagem da UEFA ao artigo de interpretação, o Panucci não se colocou fora do campo voluntariamente mas foi abalroado pelo Buffon) e outro foi auto-golo. Daí ainda esperar para ver o que vai dar esta selecção que também é normal começar mal e acabar melhor. Mas o factor que desequilibrou acabou por ser a lesão de Cannavaro mesmo antes do início o euro. É que a rotina foi alterada e o Barzagli não é e está longe do capitão. Vamos ver o que faz o Donadoni, mas aqui também já se viu que ele também não é o Lippi.
Agora a Holanda surpreende pelo bom jogo e rapidez de execução, e com o seu 4-3-3 é juntamente com Portugal a selecção que melhor futebol apresentou. Com dois médios defensivos e um ofensivo (que também defendeu logo à saída em marcar individualmente o Pirlo) e com a velocidade de dois extremos é uma selecção a temer pelo posicionamento e modelo de jogo, como um renascer da Holanda da década de 70, e da década de 80, onde o actual seleccionador era expoente máximo e onde evoluiu de um 3-4-3 para um 4-3-3 sem libero.
Para finalizar no grupo D fiquei feliz com o resultado da Grécia, e desta vez já se conhecia o estilo de jogo e não creio que a façanha de repita. Já vejo com agradável surpresa a exibição da Espanha e da Suécia que terá o melhor ponta de lança do europeu. Da Rússia parece uma equipa parecida com o Zenit que venceu a taça UEFA, mas aqui o calibre dos adversários é outro.
p.s. já houve hoje o segundo jogo de Portugal, onde mostramos mais do mesmo, mas a equipa da república checa é foi um adversário bem superior à Turquia. Só tenho inveja dos checos num aspecto. É no guarda-redes que eles têm, pois cada vez que havia um lança aéreo na sua área não me criava qualquer expectativa, ao invés na área de Portugal era ver o meu coração a bombear mais depressa. Já agora, para mim não tenho qualquer dúvida em afirmar que o melhor guarda-redes do mundo, já há várias épocas dá pelo nome de Buffon. Mas enfim, é preciso algum sofrimento...
Só lamento que a suíça já tenha sido afastada é que assim vamos ter uma treta de um último jogo a feijões e onde os suplentes vão jogar para depois voltar ao banco. Curiosamente da última vez que tal aconteceu, em 96, perdemos logo a seguir ao descanso nos quartos de final e da última vez em 2004 não descansamos e chegamos á final. E a Itália no último mundial não descasou e jogou prolongamentos, daí que o descanso serve o que se serve. E pode servir para baixar os índices competitivos dos titulares.
Só uma nota que respeita á generalidade das tácticas utilizadas onde impera o 4-4-2 em linha com dois médios centro e dois médios laterais, e a excepções dos 4-3-3 de Portugal e da Holanda e do 4-5-1 da Grécia e da República Checa (e o esquema hibrído da Itália onde actuam um trinco e dois médios centros, um médio ala - Camoranesi na direita, e dois avançados, Toni a ponta de lança e Di Natale a segundo avançado e a fazer de falso extremo esquerdo), neste Europeu e na evolução do futebol mundial estão em vias de extinção os médios ofensivos, o vulgo número 10. Donde se nota que os treinadores que os querem usar procuram adaptar os segundos avançados a fazer tal função (como Totti ausente por lesão). Daqui sobram Deco e Van der Vaart. Isto pode potenciar o meio campo de Portugal pois não exige uma preocupação numa marcação individual de um jogador do meio campo. É a vantagem do adandono de Zidade e de não ser um mudial onde ainda existem jogadores sul americanos para essa posição, como o podem ser Ronaldinho, Káká e o Messi.
Saudações Leoninas

2 comentários:

paulinho cascavel disse...

"No grupo B nada de surpreendente com a Alemanha a assumir-se como candidata a vencer o grupo e o despique a ficar entre a Croácia e a Polónia." Como disse?
Jogaço da Croácia. Depois do que vi é melhor vir a Alemanha. Desta vez não tá lá o Scwheinsteigger.
Olha lá, então o Buffon - companheiro d'equipa - atropela o homem e não é fora de jogo? Essa é boa. A lei fala em forma voluntaria por oposição à involuntariedade de ser arrastado para fora pela intervenção do adversário e nunca, obviamanete, pelo do da propria equipa.
SL

Yazalde disse...

Pois, agora é fácil.
Queria ver era o que dirias após a primeira ronda!
Mas hoje acaba a segunda e depois irei postar.
Mas as primeiras impressões são sempre falíveis.
SL