terça-feira, 24 de junho de 2008

Novidades

O Arsenal equipa com a mesma camisola desde 1933. A clássica camisola vermelha com mangas brancas. Este ano o equipamento vai mudar. Para além de umas curvas escanifobéticas no corpo as mangas vão passar a ter riscas. A lógica que guia a alteração das camisolas é a mesma que observamos no Sporting. Sem grandes motivos para isso o equipamento principal é alvo, todos os anos, de pequenas alterações. O objectivo é evidente: tornar as camisolas da época anterior obsoletas e "obrigar" os adeptos a despender mais 60 ou 70 euros todos os anos. O desenvolvimento da moda das camisolas nas bancadas merece ele mesmo uma posta só para si, mas não é com isso com que nos vamos entreter de momento. Apenas realçar que não se trata de nenhum problema com a ideia de marca ou de marketing ou sequer qualquer tendência conservadora. As camisolas mudam-se quando há necessidade para isso. Quando se muda de patrocinador. Quando existe uma solução mais esteticamente apelativa. Exemplo disso mesmo é a camisola clássica do Arsenal, criada por Herbert Chapman, com o claro intuito de ser diferente, e portanto mais apelativa, do que as clássicas camisolas de uma só cor usadas pelos rivais. Eu próprio exultei com a introdução da camisola Stromp como segundo equipamento. A coisa fazia lógica. Agora a mudança pura e simples de camisolas todos os anos, particularmente evidente no caso dos segundos equipamentos, para explorar o amor clubístico das pessoas é não só oportunista como vergonhoso.

4 comentários:

luis ferreira disse...

"merchandising oblige".
Os clubes têm patrocinios das marcas e, no caso do Sporting, recebem antecipadamente uma grande quantia por conta da comercialização de equipamentos, que depende do volume das vendas. A mudança dos equipamentos todos os anos potencia o aumento de receitas, que hoje, a par dos direitos televisivos, das "gamebox", das participações na Champion's e das quotizações constitue uma das grandes 5 fontes de receita que se quer ordinária (isto é renovável todos os anos).
Mas a questão de base quanto a mim é que há liberdade de escolha, ninguém é obrigado a comprar o último grito de camisola e se for uma pessoa poupada, pode comprar o modelo antigo em saldo no ínicio de cada época. Aliás alguns sportinguistas têm camisolas com “sponsor” a Telecel (há quantos anos!!) e penso que ainda vi uma com o logo da cerveja Faxe.

dan disse...

gosto muito de ler "escanifobéticas"

Anónimo disse...

a da faxe era minha

Anónimo disse...

http://tudooqueprecisas.wordpress.com/2008/07/03/novo-equipamento-sporting-20082009/

nao sei se a fonte será ou não fidedigna, mas aqui vai uma preview dos equipamentos para a próxima época.