sexta-feira, 6 de junho de 2008

FPF e a UEFA

A pedido de várias famílias e não só, venho esclarecer que nestas sinuosas relações entre a FPF e a UEFA e alguns clubes portugueses as seguintes considerações.
Primeiro ainda há recursos a decidir e as decisões podem conhecer uma reviravolta. É bom não esquecer que houve apensamento dos processos no CJ da FPF, logo se a decisão for favorável a pinto da costa deverá aproveitar ao porto. Ora tudo isto até é possivel e poderia ser discutido sem considerações maiores caso não se passassse o que se passa e passou na FPF, é que como já se sabe o presidente do CJ, com é vereador na câmara municipal de gondomar, e à mulher de césar não basta ser séria é preciso parecer, não é preciso ser um octávio machado para se perceber do que estou a falar e das relações perigosas que se estabelecem naquelas paragens.
A tomada de posição da FPF é muito engraçada, pois parece que houve dois faxes enviados para a UEFA sendo que o segundo foi a esclarecer ou desmentir o primeiro, pois a UEFA tinha a conclusão pelo primeiro fax que a situação não era passível de recurso e ao que depois se veio a verificar é tudo menos isso. Daí quando o pinto da costa vez barulho lá veio a FPF enmendar a mão e dizer que afinal o CJ tinha apensado os recursos e que a decisão não era definitiva.
Como se pode ver aqui nos faxes da PFP é dito na ultima página que o porto não recorreu e por isso e decisão e final, mas como sabemos não é bem assim, daí que a UEFA tenha ficado em pulgas com o que se passa na FPF e já correm rumores que estrá a insvestigar o que se passa na FPF e com o madaíl, pois já há pessoas que pedem a sua demissão. E pode mesmo acontecer que caso a UEFA considere ter havido manobras na FPF ou nabice pura pode cair a sua ira para cima da FPF e por cosequência ns selecção nacional.
E não se iludam pois se a UEFA quer ter mão pesada nos fracos nada melhor, pois agora atentem o que é o sistema internacional:
O famoso regulamento em inglês e em francês e quem perceber verifica que são diferentes, pois o inglês fala no presente e na passado e o francês só no passado, mas aquando da decisão quer a versão inglesa quer a francesas falam em actos no passado, logo com aplicação retroactiva.
em inglês:1.04 To be eligible to participate in the competition, a club must fulfil the followingcriteria:...d) it must not be or have been involved in any activity aimed at arranging orinfluencing the outcome of a match at national or international level;
em francês:1.04 Pour pouvoir participer à la compétition, le club doit remplir les critèressuivants:...d) il ne doit être impliqué ni directement ni indirectement dans une activitépropre à influencer de manière illicite le résultat d’un match au niveaunational ou international;
Agora o comunicado da não admissão:Admission criteriaThe matter was subsequently referred to the UEFA judicial bodies for further examination, as there was felt to be a doubt over whether Porto fulfilled the admission criteria, notably Article 1.04 (d) of the 2008/09 UEFA Champions League regulations. The article states that to be eligible to take part in the competition a club must, among other things, not be or have been involved in any activity aimed at arranging or influencing the outcome of a match at national or international level.
Em francês:Critères d'admissionLe dossier a ensuite été transmis aux instances juridiques de l'UEFA pour un examen approfondi, car des doutes avaient été émis sur la conformité de Porto aux critères d'admission, et notamment à l'Article 1.04 (d) du règlement de l'UEFA Champions League 2008/09. L'article précise que pour pouvoir participer à la compétition, un club doit, entre autre, ne pas être ou avoir été impliqué dans une activité propre à influencer de manière illicite le résultat d'un match au niveau national ou international.
Ou seja, foi alterada a versão francesa, mas acredito que os articulados são ambiguos de propósito, ao não referirem se os requisitos se aplicam a data dos factos ou a data das decisões.É o tal "sistema" desta vez internacional a funcionar.
Já sabemos o que vai dizer a direcção do Sporting a isto tudo o que se vai ou pode passar: "O Sporting trata destas questões nos órgãos próprios". Porque isto é lindo, não esperem nenhuma tomada de posição e famos ser comidos por parvos, mas também para quem nunca questionou as condutas do madaíl, mais não se pode esperar.
Infelizmente parece que será preciso a UEFA ter mão pesada na própria federação e com as nefastas consequências para portugal para isto levar uma limpeza geral, pois com os nossos dirigentes também não vamos lá.
Saudações Leoninas

Sem comentários: