sexta-feira, 4 de julho de 2008

50 anos sobre a vitória do Brasil no Mundial da Suécia

Para a generalidade dos brazucas esta foi a melhor selecção de sempre. A que tinha os melhores jogadores. Os dois primeiros: Pelé - aquele que, como disse um dia Romário (e bem), "quando está calado é um poeta" - e Garrincha. Com eles juntos, o Brasil nunca perdeu.

Vale a pena transcrever um trecho do livro 'Estrela Solitária, um brasileiro chamado Garrincha', de Ruy Castro, onde relata um lance do Mané, durante um jogo de preparação para o Mundial com a equipa da Fiorentina:
"O Brasil já ganhava por 3 a 0, mas o quarto gol, que foi o de Garrincha, aos trinta minutos do segundo tempo, sangrou a Fiorentina até a morte. Garrincha transformou os italianos em soldadinhos de cartas, um derrubando o outro à sua passagem. Robotti foi o primeiro que ele driblou. Magnini apareceu para ajudar Robotti e também foi driblado. Cervato veio ajudar Magnini e foi igualmente driblado. O goleiro Sarti abandonou a meta para enfrentar Garrincha e também foi fintado. Com o gol vazio, Garrincha poderia ter chutado, mas Robotti conseguira voltar para combatê-lo. Garrincha tirou-o da jogada com um drible de corpo e Robotti teve de segurar-se na trave para não cair. Garrincha, então, apenas caminhou com a bola até dentro do gol. Já no fundo das redes, deu-lhe um peteleco para pegá-la com as mãos, enfiou-a debaixo do braço e começou a voltar, frio, devagar e mudo, para o centro do campo".

Tudo isto também para vos mostrar um dos mais belos sites sobre história do futebol que já pus a vista em cima:
http://oglobo.globo.com/especiais/memoria/copa58/
É restrito a 1958, mas é de ler e chutar por mais. Já que não tem jeito para se salvaguadar em transferências de ex-jogadores, bem podia o Sporting dedicar-se a fazer um site parecido dedicado às grandes conquistas e memórias do passado.

PS - Quem tiver interesse e quiser conhecer mais sobre esse mundial e essa selecção é dar uma espreitadela no blog "Futebol, Política e Cachaça" (têm de ir procurando pelo blog abaixo pois foram postadas várias durante o último mês. vale a pena)

Sem comentários: