quarta-feira, 16 de julho de 2008

As Vedetas

Muito se fala do custo das aquisições e das suas contrapartidas.
Existe um exemplo paradigmático que tinha a ver com os galácticos do Real Madrid. Não ganharam muito, mas ainda deu para uns campeonatos e uma liga dos campeões. Mas muito se criticava o custo das suas aquisições, pois bem, ao que consta parece que não só o Real Madrid não faliu como obteve bons resultados económicos resultantes de todos os proveitos relacionados com a aquisição de estrelas (direitos de tv, camisolas, torneios, bilhetes, direitos de imagem e digressões), e apesar de não realizar mais valias com os jogadores (caso de figo, zidane, beckham).
Por isso sempre se ouviu dizer que o barato saí caro, mas para os lado da Opway, isto só agora chegou (tirando o guarda-redes). Menos mal. De todo o caso é de realçar a subida no investimento feito na equipa deste ano (outra coisa será ver a produtividade dos jogadores contratados e dos que foram adquiridos os passes), mas o primeiro passo foi dado.
É preciso ter cuidado com o que se consideram jogadores contratados a custo zero, isso não existe. Ou se paga ao jogador ou ao clube.
No caso do Sporting, este ano foi feita uma escolha de modo a contratar jogadores de qualidade reconhecida e outros por a demonstrar (postiga e ricardo fernandes), e ainda outros que por lá vão ficando (farnerud e purovic).
Porém isto não significa um investimento a pensar no retorno de marketing, em alguns casos apenas num retorno financeiro pela venda do passe, mas não as pensar em direitos de imagem ou venda de camisolas. Como exemplo, eu neste plantel do Sporting só usaria uma camisola com o nome do Vukcevic ou do João Moutinho. Dos jogadores que vieram este ano obviamente que não iria adquirir nenhuma camisola neste defeso (mas se o postiga por exemplo até ao natal marcar 16 golos no campeonato eu ficaria feliz se me oferecessem uma camisola com o nome dele). Agora se viesse uma vedeta como o Aimar aí seria tentado a adquirir logo uma camisola no início de época.
Como se vê nem sempre o dinheiro que se gasta com um jogador é apenas uma verba de passivo, pois tal como uma relação económica, quanto maior o investimento, maior o potencial retorno.

Sem comentários: