domingo, 3 de abril de 2011

O circo e a vergonha ou a falta dela

Estas eleições do Sporting demonstram mais uma vez o muito que há de errado com o futebol português. A imprensa que desempenhou até ao final dos anos cinquenta um papel fundamental na construção e divulgação do futebol português tornou-se desde o final dos anos oitenta no megafone dos poderes do futebol português. Cândido de Oliveira, Ribeiro dos Reis, Ricardo Ornellas, Tavares da Silva, entre muitos outros, devem estar a revolver-se nos respetivos túmulos.
O Record através do seu diretor, já veio pediu desculpa à oligarquia por se ter atrevido a sugerir na sondagem que o periódico divulgou que não ia continuar tudo na mesma. Diz que o " O erro residiu na ponderação final, da exclusiva responsabilidade do diretor deste jornal." Mas desde quando é que o diretor de um jornal aplica taxas de ponderação a sondagens? Onde é que está a ficha técnica da sondagem? O que é que a Entidade Reguladora da Comunicação, que tem o dever de "regular e acompanhar a realização e publicação deste género de estudos" tem a dizer sobre o facto de o diretor do Record ter uma palavra a dizer na "ponderação final da sondagem", seja lá o que for que isso quer dizer. Mas nada disto surpreende quando vem de alguém que se recusou a noticiar as escutas e a corrupção na arbitragem em Portugal sob o argumento de que não morde a mão que lhe dá de comer. É evidente que não. Ao mesmo já sabemos - como se não soubéssemos... - qual é a mão que lhe dá de comer. Dizia o diretor do Record, numa resposta a José Diogo Quintela: "Nós pertencemos a um circo que vive de emoções - de golos e de erros, títulos e de frustrações. E não temos vergonha disso.” O Jogo, alinhou também pela medida do Record. Mas, claro, o Jogo é propriedade de Joaquim Oliveira, que é o maior cliente de Pedro Baltazar. Mas vamos deixar isso de lado por instantes. A Bola, sempre alinhada com os poderes, sendo o único jornal que não "falhou" na noite eleitoral - seja lá o que for que isso quer dizer no cenário em que nos encontramos - chamou imediatamente Godinho para a limpeza de imagem, da mesma forma que há ano e meio tinha oferecido a Roquette um púlpito de onde pregar aos fiéis para os alertar dos aventureiros e aldrabões, que vieram um ano e meio mais tarde integrar a lista que apoiava. Mas o pior nem foi isso. Foi a notícia publicada às 00.07 de segunda-feira a anunciar os números finais das eleições. Os tais 14.619 eleitores e 91.842 votos que algumas horas antes eram 14.205 eleitores e 88-530 votos. Mas o pior não foi a publicação acrítica dos votos, como se não fosse suficientemente mau. Imaginem o que seria a Comissão Nacional de Eleições dizer que afinal a taxa de abstenção indicada no início da votação se alterou no dia seguinte à contagem dos votos. Nem em ditaduras saloias se observa este à vontade na manipulação eleitoral e mediática quanto mais no mundo civilizado. Mas, dizia, o pior nem foi isso. Foi a pura e simples mentira sobre a fonte. Às 00.37 de segunda-feira dia 28 de Março, e ao contrário do que afirma a notícia de A Bola, não havia qualquer indicação no site do Sporting sobre novos totais de eleitores e votos. A notícia que dava os resultados eleitorais tinha sido publicada horas antes, a meio da tarde, e sem totais. Porquê então escrever na notícia "Estes números, que estão no site oficial do clube, são superiores ao último balanço feito por responsáveis do clube, sábado após o último votante."?

5 comentários:

Anónimo disse...

Revolta-me ver o meu Sporting a caminho do abismo, sem algo ou alguém que o salve do fim.
Perdemos as eleições,porque votei BdC e a partir de agora o BdC perdeu um eleitor.

Luizinho disse...

Anónimo,

Não me podia estar mais nas tintas para o Bruno de Carvalho. Todavia, a Roulote não vai fechar até que toda a gente envolvida no saque ao clube nos últimos 16 anos não seja julgada e condenada. É trabalhoso mas é simples. Se vota ou não Bruno de Carvalho o problema é seu. Nós não temos nada que ver com isso. Eu, como outros editores da roulote, votámos nele para a direcção. Eu votei na lista independente para o conselho fiscal, blá, blá, blá... Não somos groupies nem fãs nem defensores do Bruno de Carvalho nem integramos qualquer lista candidata à direcção. Apreciamos porém a justiça e a democracia. Ambas estão em falta no Sporting.

Lagarto disse...

Tenhu assistido a ideia de quem esta contra a pouca clareza nas nossas eleiçoes é ignorante!
Como ignorante que sou, ou pouco inteligente...o que vejo é um grupo de pessoas que aceitou continuar a mizeria destes ultimos anos! Como burro que sou o que n aceito e a transformaçao do sporting numa "seita", onde so aos do mesmo sangue azul é permitido o poder! Como burro que sou, n aceito que inteligentes gestores, que ganharam tantos titulos nos ultimos anos, permitiram saidas de activos para clubes adversarios, e que funcionarios do clube fossem xamados de atrasados mentais, continuem a afundar o sporting em dividas, pedindo emprestimos a banca dos amigos, e que cujo o dinheiro emprestam é tambem tao limpo como os lençois de uma virgem! E como estupido e insgnificante sportinguista que sou, o que nao aceito de certeza é que a maior parte dos adeptos e socios, independentement de apoiarem brunos de carvalho ou godinhos, se sintam bem com isto tudo, e n ousem plo menos questionar um coisa que de clara n teve nada! è por esta apatia que estamos na situaçao em que estamos! Nao se enganem! O "vale azevedo" meus amigos ja esta dentro do sporting! Esta la dentro a 15 anos, e agr tmb continuará a estar! E da mesma maneira que a uns anos os nossos rivais da 2ª circular se tiveram de revoltar, e tiveram de entregar o clube a um bebado para o salvar, nos agr tmb o tems d fazer! Senao vams pagar gravement por isso! o Futuro o dirá...e dirá quem eram os estupidos e ignorantes e quem eram os iluminados!

Leão de Stª Engrácia disse...

hoje n votava nele.

SL

Sporting até morrer disse...

Pois eu continuo a votar nele.

É engraçado que as mesmas pessoas que escreveram inúmeras vezes que não queriam mais continuidade nem votariam nunca em GL, agora digam que tudo está bem e o BdC é que é o mau da fita.

Os sportinguistas limitados têm o Sporting que merecem, a lutar pelo 4º lugar.

Os sportinguistas ambiciosos querem um Sporting a lutar pelo título.

GL e BdC são sinónimos de ambas as ambições, a limitada e a ilimitada.

SL
José