terça-feira, 5 de abril de 2011

Frágil: se não se mexer parte-se

Podem fazer o escabeche todo à vontade mas há coisas que para mim não têm discussão. Além do rol de situações estranhas, que são públicas, duas das candidaturas afirmaram ter constatado irregularidades susceptíveis de se requerer uma impugnação. Susceptíveis porque, logicamente, ao se confirmarem, encerram em si uma séria probabilidade (nem que seja pela discrepância das "duas votações") de terem influenciado o resultado final ao ponto do vencedor das eleições poder ser outro! Verdade ou não é isso mesmo que tem de ser apurado. É isso que são os superiores interesses do clube. Não é só contar os votos e bora lá.. Se um acto eleitoral não é totalmente limpo, tire-se a limpo o que não está, pois a verdade precede tudo o resto.

E u não ando aqui a brincar ao Sporting. Quem não gosta de transparência nos processos democráticos é um problema seu. Mais lhe valia torcer pelo Al Ittihad de Tripoli, por exemplo. No clube do filho de Kadafi, garanto-vos, não têm cá merdas destas. Quem respeita os mecanismos democráticos e o direito à verdade, mas acha que ainda assim BdC está com mau perder e devia aceitar os resultados em nome da união do clube recomendo simplesmente que caiam na real. Sabem qual é o clube que se consegue unir debaixo de uma suspeita desta envergadura? Não existe. Muito menos um clube fragilizado como o SCP. Mesmo que infundada teremos em primeiro lugar de a esvaziar. Não subestimem o seu poder na primeira derrota de Domingos , de Hugo Almeida e de todos os supostos ex-jogadores do FCP que ainda faltam vir. Por mais que custe ao clube em termos imediatos, o menos custoso nisto tudo será o impasse da decisão do Tribunal. Tivessem mas era organizado as coisas como devia ser! Agora, quer se queira quer não, é o tribunal que irá decidir. Se não houver pernas para andar com a impugnação, fica resolvido. Se vier a haver eleições novamente, quem quiser poderá votar à mesma nos autores da farsa. Até porque, na Líbia, aquilo está meio tremido e não é certo.

A paz dos anjos. Ainda o cano da espingarda estava quente e já GL estava, vestido de avózinha na SicNotícias, com o cachimbo da paz na mão. Sim senhor, não se escondesse, por trás da fumaça, a mesma política de SF e JEB: dividir para reinar. Eu até dava um bafo no cachimbo não fora o que se passou antes e o que eu sei que ele quer que se passe a seguir. Ao convocar todos, numa inusitada pressa, para discutir uma auditoria pela qual até à véspera do dia das eleições nunca mostrara qualquer interesse, não estava senão a empurrar BdC para o meio de duas armadilhas: ou este se contradizia e desistia da impugnação ou ficaria com a imagem do gajo que anda a empatar isto e não quer pacificar o clube. BdC escolheu caír na segunda e bem. Teria muito mais a ganhar se aceitasse os resultados e, daqui por um ano, passado o estado de graça de GL e os flops das contratações do Freitas, candidatar-se e ganhar por margem confortável. A verdade é que, contra esse seu interesse pessoal (mas a favor do meu) não o fez. Veremos com que razões.

9 comentários:

Barbosa disse...

Obrigado Cascavel.

Leão de Stª Engrácia disse...

1) BdC podia efectivamente ter aceite o convite para a reunião sobre a audiotoria, mas se não reconhece legitimidade a este Direcção foi coerente em não ter ido, ainda que eu achasse que o devia ter feito pois a nulidade do acto eleitoral que alega em tribunal não seria juridicamente sanada pelo sua participação em tal reunião.

2) Da mesma forma que BdC agiu em consciência e munido da "sua" razão, GL também o fez, e, até prova em contrário, tem toda a legitimidade para agir como presidente do clube. É pois nesse sentido que tenta pacificar as hostes, pois mesmo que tivesse ganho com 90%, ou se eventualmente tivesse ganho outro candidato, acho que é inquestionável que fosse qual fosse o presidente saído destas eleições ele teria de lutar pela pacificação imediata do clube, fazendo um esfoço de união entre uma massa adepta totmente desagregada.

Ver nessa urgência outros interesses é lícito,mas não passa da opinião pessoal de quem vê as coisas desse modo.

SL

Sporting até morrer disse...

St.ª Engrácia,

1) Aceitavas reunir com quem te chama Vale e Azevedo de terceira, mentiroso e outros nomes simpáticos?
Isso é bom para invertebrados como Paulo Pereira Cristovão.

2) GL está no seu direito, que é dirigir o Sporting.
BdC está no seu direito de pedir a impugnação das eleições.

Por muito que queiram que nos calemos e comamos o que vocês querem, a verdade é que este GL não é o meu Presidente, por isso obrigado BdC por seres como és e por não pactuares com esta gente.

SL
José

paulinho cascavel disse...

Leão,

SE BdC fosse à reunião caíam-lhe em cima. Pelas razões contrárias, mas caíam-lhe em cima e com mais força.

A pacificação faz-se bem feita, não se faz à pressa. Em primeiro lugar, ninguém vai chamar alguém de Vale e Azevedo (e de coisas bem piores) hoje e esperar ajuda dele no dia seguinte. Existem "tempos" para estas coisas. Em segundo lugar se ele quisesse "unir" sem dividir não avançava com esta medida (ou com este gesto)até à questão estar resolvida. Apelar à união é a sua obrigação. Mas esta jogada foi mais para isolar do que para unir. Paz é uma coisa, paz para anjinhos é outra.

SL

Anjo Exterminador disse...

Concordo Cascavel. Vamos ver contudo como isto é fundamentado. É crucial que o processo seja muito, muito bem conduzido porque uma falha nesse capítulo é a morte do BdC e é, sobretudo, um retrocesso para o processo de higienização do Sporting. Digo higienização, não saneamento, porque é de facto de higiene que estamos a falar. Higiene básica...

Anjo Exterminador disse...

A parada está altíssima. As acusações são gravíssimas. As suspeitas são de molde a arrumar com a Hidra de uma vez por todas!
É preciso tirar isto tudo a limpo... mas conduzindo muito, muito bem o processo para não se virar o feitiço contra o feiticeiro!
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=256357&rss=1

Leão de Stª Engrácia disse...

Sporting Até Morrer, eu não quero que vocês ( seja lá quem forem ) comam nada, e não entendo também porque é que se refere a mim como vocês. Acaso pertenço a alguma facção, partido ou associação ? Ah, por acaso até pertenço: ao Sporting Clube de Portugal. É de facto a única, por isso não queira ver fantasmas onde eles não existem. Como já tive a oportunidade de dizer em vários sítios votei BdC; fui umas das 10 primeiras pessoas em Alvalade no dia 26 tal era a minha vontade de mudar o rumo das coisas, fui à última AG votar contra o R&C; fui à manifestação de desagrado contra JEB na AG da SAD, assim que ninguém me pode chamar de Godinhista, Roquettista, da mesma forma que não sou Carvalhista por ter votado em BdC. Acontece que respeito a democracia, e até prova em contrário foi GL que ganhou. Só isso e mais nada. O resto são fantasmas, mas eu já sou crescidinho.

Sinceras SL

minha alma está parva disse...

Nem mais Cascavel, é exactamente isso que penso.

O João Quadros corrosivo como é deu a deixa ao Bruno Nogueira "Na noite em que o tempo adiantou uma hora, o Sporting regrediu um século". Então somos diferentes, rectos, honrados, erectos... e de um momento para o outro vejo muitos birmaneses (coitados, é só uma metáfora) à minha volta "deixa lá, se dissem que ganharam é porque assim foi... para a próxima talvez a Junta Militar perca, agora é tempo de união e paz". ?!?!

..
..
..

Pausa para contagem de protecção e oxigenar que a vontade é partir para o insulto.

..
..

Isto não é o meu clube, isto não é o ADN dos meus colegas de bancada

está tudo a olhar para o curto prazo, 'a preparação da próxima época' e 'é preciso paz'... mas onde? onde é que vai haver paz? Quando chegar o Rui Vitória? Ou Manel Machado, vá, o Domingos então? Não brinquem!

O curto prazo? Então e o longo prazo? A verdade antes de mais, chamem a CNEleições, façam o que quiserem mas façam bem. Dps que ganhe o que tiver mais votos, mas limpo. Se for o Godinho ou o Bruno ou o Boal, estou com ele.

Não foi para isto que houve um 25 de Abril.

Porra, levantem-se!

paulinho cascavel disse...

nem imagianam o esforço que tenho feito pra oxigenar durante estes dias...