sexta-feira, 10 de abril de 2009

Sporting não é um clube com poucos sócios

Segundo o site do SCP temos cerca de 97.000 sócios, dos quais 58.000 efectivos.
Segundo o presidente do SCP, tínhamos em Outubro, 27.000 sócios efectivos. Ou seja, em 6 meses, aumentamos 114% (!) o número de sócios efectivos.
Segundo o site do SCP, em 5 anos (2004-2009) aumentamos em 31% o número de sócios. 24% o de sócios efectivos.
Segundo o site do SCP tínhamos em 2003/04 cerca de 74.000 sócios, dos quais 47.000 efectivos.
Segundo outra fonte oficial do SCP, tínhamos, em 2004, entre 90 e 100 mil sócios.

Confusos? Estupefactos com a matemática avançada da "cientologia leonina"?
Pois bem, nem tudo é mentira tresloucada. É de facto possível "fabricar" dados deste género. Basta que não se contabilizem os sócios que deixaram de pagar (os que morreram, os que desistiram de sustentar mafiosos, os que trocaram pela Sportv, etc., etc., etc.). Ainda assim algo não bate certo...
Eu não tenho os dados em relação ao Sporting (onde, na condição de sócio, me negaram o acesso à informação), mas tenho dados em relação ao Benfica (onde me facultaram informação) sobre a evolução dos sócios desde 1930 até 2004 em termos de registos de inscrição de sócios efectuados (jamais subtraíndo quem deixou de pagar quotas desde então). Nestas contas, entre 2000 e 2004 o Benfica cresceu 14% em inscrição de sócios. Será de crer que, entre 2004 e 2008, com a campanha dos "150 mil", esse número terá crescido um pouco acima.
No Reino do Sporting, diz-nos o site que afinal, com toda a probabilidade, superamos esse recorde! Mais!, Soares Franco, O Grande, eleva a fasquia, e diz-nos que com a 'crise de militância' batemos o recorde do guiness da militância: 104%!!! #erup+í~ê*!..............

foto: cartão postal produzido pelo ex-Secretariado da Propaganda Nacional

11 comentários:

Luizinho disse...

pelos vistos o departamento de marketing lâ a roulote. Não é que no outro dia eu dizia que no dia em que o Sporting voltasse a ter 100 mil sócios e 15 mil participantes nas AG's eu votaria a favor das medidas de alteração estatutária propostas pela direcção. Os sócios pelos vistos voltaram em peso, esta semana. certamente inebriados pela possibilidade de o clube lhes ser devolvido.

Anónimo disse...

Só mesmo doentes destes é que recorrem a dados das galinhas para atacarem a direcção daquilo que dizem ser o seu clube... PALHAÇOS!!!!

João Cunha Dias disse...

Sinceramente não acredito nos números que foram apresentados. Nos últimos 5 anos tive vários amigos e conhecidos que deixaram de pagar e se afastaram do Sporting. E sei que isso se passa por todo o lado.

São números para ver se FSF acalma a malta que se revolta contra a AG.

Uma coisa não entendo. O que interessam números do Benfica (ou de outro clube)?

Com os problemas deles posso eu bem. Só sei que se venderam menos 6 ou 7 mil Gameboxs.

Luizinho disse...

Primeiro o anónimo não sabe em que contexto e para que fins é que os dados foram recolhidos. Em segundo lugar a comparação com os lampiões serve, na forma como leio o texto, para realçar dois aspectos: 1 - a opacidade da informação do nosso clube, que nem perante a solicitação dos sócios é capaz de publicar dados. 2 - como termo de comparação entre um clube que não fez qualquer esforço para aumentar o número de sócios, e que de acordo com estes dados teve um aumento extraordinário, e outro que mesmo com uma gigante campanha de marketing não conseguiu chegar aos valores do primeiro. Isto, imagino, para a partir da comparação sublinhar as contradições da nossa direcção. Agora se para si estar contra a direcção é estar contra o clube então imagino que deve ter saudades da Velha Senhora (e não estou a falar da Juventus).

Leão de Alvalade disse...

Como já disse, quando se fala de números em Alvalade a matemática deixa de ser uma ciência exacta e confiável. E estamos a falar de operações simples como a subtração e a soma. Não é de espantar por isso a relutância em apresentar as contas como os sócios têm pedido. Pensando bem, é capaz de ser melhor. Ainda era bem capaz de ficar sem o último neurónio que me resta. E para gajos a babarem-se em frente à roulote já chegam os anónimos como o de cima.

Leão de Alvalade disse...

Ah pois é luisinho: a este ritmo (média de 19% mensal) ainda te vou ver a colocar aqui um post, de corda ao pescoço, como o Egas Moniz, ao som do perdoa-me, a dizer qq coisa como isto:
Pois, chegados aos 100 mil, resta-me dar o braço a torcer, votar favoravelmente as alterações propostas e lançar uma petição "fica franco".

já os topei disse...

Desculpem lá, mas sabem que as recontagens são feitas de 5 em 5 anos, ou não?...

Isto para dizer que não me interessa para nada o site dizer que temos 96 mil sócios. Daqui a um ano é que interessa. Aí teremos a noção da real dimensão da sangria.

Anónimo disse...

e qual a razão/critério da escolha da imagem?

Luizinho disse...

É para manter os idiotas à distância. Olhe, escreva um mail para a ERC e queixe-se à Estrela Serrano.

Anónimo disse...

não é preciso, obrigado.

era apenas uma pergunta e não uma crítica.

paulinho cascavel disse...

Felizmente o Luisinho teve a pachorra de muito acertadamente esclarecer os nossos comentaristas, por isso não vou acrescentar grande coisa.
Pra quem ainda não percebeu, os dados do SLB servem pra se darem conta da barbaridade dos numeros apersentados. Se entre 2000 e 2004as inscrições aumentaram 14% entre 2004 e 2008, mantendo a regularidade, terá duplicado para 30%. Mas com a campanha dos "150 mil" apontemos para os 50%-60%. Ora, segundo SF nós em meio ano aumentamos 104%!
Os dados falam por si, não há que ler nas entrelinhas. Vejam como o site não faz referência ao modo de contagem, nem que a recontagem "real" é calculada de 5 em 5 anos (com esta Direcção já não sei de nada..).
por fim quero informar o 1º anónimo que, de facto, já várias pessoas me diagnosticaram ser doente pelo Sporting (o meu cachecol tb me diz isso). Tb tenho sinusite. Mas eu, se fosse a ti, preocupava-me seriamente com quem anda a querer passar-nos a perna e enfiar-nos narizes de palhaços, e menos com a data e o porquê que eu recolhi alguns destes dados.