quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Basileia - Sporting

Ontem, diriam alguns fez-se história. Porque se ganhou uns 600 mil euros e acabou-se a fase de grupos com 4 vitórias e perdendo apenas os dois jogos para o Barcelona.
Imagine-se que o imbatível Barcelona empatou em casa com o desportivo de chaves da champions e perdeu com os russos. Não é apenas pelos jogadores utilizados, mas pela coragem ou falta dela e subserviência com que se encararam o Barcelona. Não fosse esse pormenor e mesmo com estas derrotas teria sido uma campanha muito positiva.
No final fica uma campanha bem conseguida, onde o Sporting cumpriu os seus objectivos, qualificou-se ganhando às equipas mais fracas do grupo.
Nestes três anos de champions com bento o Sporting só não cumpriu no 1º ano, onde ficou no último posto do grupo. Para os oitavos só me resta pedir uma das grandes equipas da Europa, pois se é para perder é melhor assim (mas sem a cobardia como foram os jogos com o Barcelona), se for para ganhar melhor ainda!
É engraçado ver a falta de incisão dos adeptos da blogoesfera leonina quando o árbitro é estrangeiro. Tal como Bento só se queixa cá dentro, seria muito útil num exercício de sócio-psicologia colectiva se aquela pisadela (não intencional mas por clara falta de jeito) ao Vuk fosse com um árbitro português - era um não quis ver uma agressão clara e deliberada e o sistema no seu melhor, os árbitros estrangeiros é que são! - mas não faz mal. O momento do jogo, além do golo do ex-melhor ponta de lança Português do início da época (não deve ter continuado a treinar bem...) foi pelo minuto 68 quando uma falta perto da área do Basileia foi assinalada pelo árbitro. E o que sucedeu? Os jogadores do Sporting marcaram rapidamente a falta como fizeram os do Barcelona na jornada passada, a diferença no campo de jogo foi que a equipa do Basileia reposicionou-se rapidamente. Ora, aqui se pode ver como a equipa do Sporting terá sido rafeira e jogado à má-fila (como alguns o disseram para o Barcelona), e o mais engraçado é que eu pensava que sendo o Sporting uma equipa Portuguesa que o árbitro iria mandar parar a jogada!
De resto, do jogo pouco mais a a dizer, exceptuando duas jogadas antes do golo e uma depois, jogou-se mal e os jogadores a partir do golo marcado tiveram a cumprir calendário. Quanto à táctica não me posso pronunciar muito, foi o losango no ínicio e na segunda parte não posso falar pois sinceramente não percebi mesmo nada do sistema táctico e posicionamento dos jogadores. Já não sei se é melhor mantermos sempre o losango, pois se aquilo foi uma tentativa de usar outra táctica fiquei com medo.
Agora é pensar na Taça da Liga e esperar que o tendão de Aquiles do Vuk não seja avaliado por um bruxo.

2 comentários:

Anónimo disse...

o texto é um bocado confuso e grande e talvez por isso não se percebe bem se estás feliz ou triste.


40 postas pescada

Yazalde disse...

É isso mesmo, estou a experimentar uma nova maneira de ser no mundo do futebol, a mentalidade sadista do imperativo racional sobre o emotivo.
Para começo não está mal, deve ser uma questão de hábito reiterado.
SL