segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Demografias

Preocupados com os temas quentes, os Sportinguista não ligam a ponta de um corno aos temas frios. "Que futuro pode ter o Sporting?", é um desses temas que não parece preocupar ninguém, nem dirigentes, nem candidatos, nem "comentadores" leoninos, nem sócios, nem adeptos, novos ou velhos.
O Sportinguista vive numa enorme ilusão. Se perguntarem a um sócio do Sporting a razão de ser Sportinguista, dir-lhe-á que o é porque alguém na família era, ele é e o seu filho ou filha são, e se ainda não tem descendência a primeira coisa que vai fazer quando a tiver é inscrevê-la a ferver de orgulho pelo Clube do coração.
O Sporting vive assim numa espécie de circuito perfeito de vasos comunicantes, onde a água circula na perfeição mas... se vai evaporando.
Um artigo do i de hoje revela alguns dados interessantes. Não é uma análise científica, mas deixa algumas ideias no ar que são perturbantes.
"Não há crianças do Sporting porque o Sporting nunca é campeão", diz a Patrícia, 10 anos, citada no artigo. Depois de 18 anos sem ganhar títulos, o medo que o saldo fisiológico da Nação Sportinguista fosse negativo (ninguém sabia ao certo) era grande. Os festejos pelo triunfo no campeonato vieram revelar que a demografia sportinguista estava afinal menos mal. Mas, daí para cá o mundo não parou (ao contrário do Sporting) e o saldo é bem possível que tenha estagnado ou se tenha mesmo invertido. Nenhum presidente do CD deste últimos 15 anos, nenhum candidato ao cargo, abordou jamais estas questões. O Sporting é o Sporting da época como a fruta. Passada a época logo se vê.
Daqui a vinte ou trinta anos, pelo andar da carruagem, sem crianças, a continuação da espécie Sportinguista está seriamente ameaçada. Aguarda-nos um Sporting sem Sportinguistas. Na melhor das hipóteses, uma entidade virtual, com a sede e um CD baseados num qualquer paraíso fiscal.
O Museu do Sporting vai-se entretanto transformar num museu de cera.

2 comentários:

Travenca disse...

Que parvoíce pensar que o Sporting tem menos adeptos que o Benfica porque não ganha... O Sporting tem menos adeptos que os lampiões e ponto final. Não é porque não ganha. É porque não entusiasma, é porque não tem um jogador de jeito, é porque não tem treinador ou presidente, é essencialmente uma questão de entusiasmo. Porque 18 anos sem ganhar é mais tempo do que 8 e não foi por isso que o Sporting tem menos adeptos - vide caso do Porto... Ganha, mas sem muitos adeptos...

Anjo Exterminador disse...

Mas, essa não é a questão Travenca. O problema não é o entusiasmo, ou a sua falta, o problema são os _novos_ adeptos, a renovação. Não há renovação no Sporting! Chegará um ponto (se é que não chegou já!) em que o Sporting se alimenta das suas próprias gorduras, se auto-consome até não haver mais nada para gastar.
Há várias formas de regenerar essas gorduras. As modalidades, a prestação de serviços aos associados, etc, são e sempre foram a maneira de ir mantendo ou mesmo aumentando e regenerando os associados. Muitos associados nunca tiveram nada a ver com o futebol ou os entusiasmos que possa suscitar. Muitos, muitos associados, famílias inteiras, vinham para o Sporting para _praticar_ desporto.
Tudo isso se foi apagando.
O que a Patrícia, nos seus dez anos, constata com simplicidade, é que não há crianças no Sporting. Mesmo sem ser campeão de futebol no passado isso impediu o clube de manter a sua população estável ou aumentá-la mesmo. Mas, isso acabou.