sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Candidatos a bom presidente: procura-se!

Ouvido o primeiro candidato assumido Braz da Silva sobre o que o traz ao Sporting, surgem vozes que o acham tímido perante as câmaras e outras vozes que acham que isso não interessa e que dizem que o que é importante é que ele comande bem os destinos do Clube.
Eu acho que há uma terceira via, menos simplista.
Acho que o que o Sporting não precisa de mais candidatos a presidente precário, a recibo verde, cujos serviços tenham de ser dispensados na primeira oportunidade. A direcção do Sporting não pode ser entregue a tipos que "parecem" bons candidatos.
O Sporting precisa de bons candidatos a candidatos. O Sporting precisa de candidatos a bons presidentes.
Que apresentem e debatam entre si e connosco as suas ideias. Que se submetam ao escrutínio das nossas dúvidas. Afinal nem somos assim tantos os que vamos escolher o próximo presidente do Sporting. A campanha para eleição de Presidente do Sporting não é para os media. É para os sócios do Sporting! Os "sportinguistas" não votam. Os espectadores das televisões não votam. Quem vota são os sócios. E têm de ter as quotas em dia...
Não é difícil chegar a todos nós, directamente ou quase, e criar as condições necessárias para que possamos fazer uma avaliação tão rigorosa e informada quanto possível, para além daquela que os holofotes permite. Isto assim não é nada.
As entrevistas, os "programas" eleitorais, as "soluções-milagre", o protagonismo (expresso ou implícito) mediático são coisas facílimas de forjar. O que é difícil é de facto parecer e ser um bom candidato. Até agora não vimos nada disso.
Os microfones, as luzes e as câmaras podem dar brilho ao baço... O que não nos falta são exemplos desses na cadeira da presidência do SCP nos últimos anos. Não é certamente disto que os Sportinguistas querem mais.
Tolerância zero com presidentes de pacotilha, mas tolerância zero também com candidatos de pacotilha. Até agora, entre os "assumidos", os "putativos" e os "vou ver" o panorama é péssimo.

2 comentários:

Leão de Stª Engrácia disse...

Começo a ficar com a mesma impressão que tu, mas não quero ser injusto. Vamos ver.
Algo que veria com bons olhos seria os candidatos promoverem apresentações dos seus programas dentro dos mesmos moldes que fez o José Eduardo nas 5 ou 6 maiores cidades do país em termos de sócios como Lisboa, Porto,Leiria, Coimbra, etc.

SL

Anjo Exterminador disse...

Temos de ser "injustos". O que está em jogo é demais para sermos facilitistas.
O Clube tem de proporcionar as apresentações dos programas e o debate com os candidatos. Repito: não somos (infelizmente!) assim tantos sócios para que não seja possível organizar um debate sério e muito abrangente sobre os programas.