sábado, 7 de novembro de 2009

Valores

José Eduardo Bettencourt tem tudo para ser um bom presidente do Sporting. Mas, falta-lhe tudo para ser um bom presidente do Sporting. A conferência de imprensa de hoje foi (mais) um desastre que ilustra o que acabo de dizer.
Descontraído, como é habitual, disse que não se sentia "corno" porque o Paulo Bento não lhe disse antecipadamente que ia pedir a demissão. Irónico, zurziu nos sábios do Sporting, declarando-se humilde e atento estudante das suas "soluções" e "críticas". Mefistofélico, avisou que os 10% que hoje apoiam a saída de Paulo Bento irão chorá-la em breve. Franco, confessou que Paulo Bento é um amigo e que jamais partiria dele a iniciativa de despedir o técnico. Crítico, invocou "valores" para elogiar Bento e justificar as suas posições.
Não joga a bota com a perdigota! Bettencourt deu, na prática e para todos os efeitos, o ouro ao bandido.
Convém lembrar ao presidente do Sporting que ele é... o presidente do Sporting! Bettencourt foi eleito por uma significativa maioria de Sportinguistas para dirigir o Sporting, para tomar a iniciativa, para aplicar os seus talentos na recuperação do prestígio e da capacidade perdida, para dar voz aos interesses do clube.
Não consta do seu programa, sufragado por essa maioria significativa, qualquer mandato para capitular ou qualquer convite à cedência ou à transigência. Pelo contrário: Bettencourt obteve dos sócios um convite explícito para agir com determinação e firmeza.
E o que é que nós acabamos por ver? Na primeira oportunidade, o treinador Paulo "Forever" Bento passa à reserva. E a culpa, é de quem? Bem, a culpa é de uma minoria que não percebe nada disto, mas que, pelos vistos, tem força suficiente (mesmo que não a tenha!) para forçar Bettencourt a agir contra as suas convicções, princípios e ideias e desviar-se do que deveria ser o seu rumo, o de um presidente profissional, eleito e pago para agir.
Pergunto eu: que raio faz então Bettencourt no Sporting? Que força tem afinal a maioria que o elegeu? E que poder tem a minoria que o combate? Que significado tem no final o resultado da sua eleição? Que justificação poderá ter a sua "profissionalização" perante uma tão flagrante capitulação? Que confiança poderá suscitar tudo isto nos sportinguistas? Que fragilidades tem este Sporting para se revelar tão vulnerável afinal, perante uma tão pouco representativa contestação? Para que serviu então o voto em Bettencourt?
E contudo Bettencourt, percebe-se, parece ser o homem certo para este lugar, de facto. E se pode haver quem possa salvar este Sporting dos escombros em que ficou preso, que pareça ter a capacidade, os conhecimentos, a experiência para levar a cabo um programa de transformação, parece ser ele.
Mas, a cometer erros institucionais como os que comete e a dirigir um clube como o Sporting como se estivessse num episódio dos "Malucos do Riso", assim Bettentourt não se safa. "Valores" não são incompatíveis com acção, descontracção não rima com inconsequência e a democracia serve para agir, não é desculpa para reagir.
Mais obra e menos conversa.

5 comentários:

Virgílio disse...

Anjo:

Troca lá o 'gigantone' pelo 'juba branca' ó sefazfavor... ;)

Aqui:
"Franco, confessou que Paulo Bento é um amigo e que jamais partiria dele a iniciativa de despedir o técnico"

De resto o post coloca questões muito pertinentes. Só JEB lhes poderá dar resposta. Para bem do SCP seria bom que fossem afirmativas. Chegou a hora do e mostrar o que realmente vale.

SL!

Anónimo disse...

parece ser franco de franqueza... e aparece tal como, descontraído, irónico, mefistofélico, crítico, no inicio de todas as frases desse parágrafo...

Anónimo disse...

É, está na hora de mostrar serviço. Com cagança e sem misturar conhaque.
ML

Virgílio disse...

"parece ser franco de franqueza"

Confirma-se, logo não há engano nenhum. Eu, é q aquela hora, já deveria estar mais acordado... hehe...

SL!

Anónimo disse...

Devem estar a torcer as orelhas os votantes ingénuos da lista Bettencourt a esta hora...