sábado, 13 de fevereiro de 2010

Sair da crise, um contributo

Tem de ganhar forma a ideia de reconstituir o Clube e tem de se chegar a um consenso entre todos nós sobre essa matéria. Penso também que é a única forma de mobilizar os sportinguistas: uni-los em torno dos ideais, desportivos e cívicos, que o Clube continua, apesar de tudo, a corporizar.
Não é possível, como está amplamente provado, salvar o Sporting em torno de ideias puramente mercantis. Não há "mercado" para tanto "mercantilismo"... Não é possível sustentar o Sporting, como está amplamente provado, em torno de malabarismos financeiros ou de "projectos" comerciais mal amanhados. Mesmo as empresas, que o são, que nunca aspiraram a ser outra coisa e que se impõem no "mercado", vivem com base num "ideal" comercial qualquer e nas competências necessárias para o implementar, quanto mais um arremedo de empresa como queriam que o Sporting fosse, que vende um "produto" sistematicamente defeituoso que só uns quantos (poucos) malucos teimam em adquirir, cujo preço de "produção" excede largamente a receita potencial que a procura gera! Procura escassa para as necessidades, que definha ainda mais ao menor sinal de "falta de frescura" do produto...
A "empresa" Sporting não existe e nunca pode existir. Sem Sportinguistas não há forma de sustentar o Sporting. E para haver Sporting é preciso que haja ideais que atraiam os Sportinguistas. Assim se fecha o círculo.
A forma de mobilizar os Sportinguistas hoje, de os fazer acreditar que há saídas, e de os fazer aceitar que estas envolvem custos e sacrifícios, designadamente desportivos, e de relançar a instituição SPORTING é voltar ao Clube, com todas as implicações que isso acarreta. Sem "salvadores da pátria", sem SAD, sem banqueiros e sem estes travestis de "gestores" que ganharam um inconcebível protagonismo no Sporting.
Pelo Sporting aceito perder com dignidade em nome da recuperação futura. Mas, pela SAD acho que perder é uma ideia abjecta e inaceitável. Pela SAD acho que qualquer sacrifício é aberrante.
E depois, há a questão essencial das responsabilidades. Não podemos continuar na situação em que o Administrador da SAD é quem decide, senhor omnipotente, ilusionista que controla os obscuros desígnios "económicos e financeiros" do Clube, o mago que sabe sempre coisas que mais ninguém sabe, que se traveste de Presidente do Conselho Directivo quando as suas decisões dão merda, e, invocando "motivos pessoais" ou escudando-se no carácter ambíguo da estrutura do Sporting --em nome de ideais idiotas de solidariedade clubísitca, de um Clube que não tem força nem coragem para lhes exigir a responsabilidade criminal que de facto têm-- se põe ao fresco na primeira oportunidade. Mas a SAD também deixa ir o gestor que fez merda, sem o responsabilizar, porque a autoridade é a mesma nos dois casos...
Situação cómoda a destes cavalheiros. Situação inaceitável.
É o que tem acontecido com todas as luminárias que têm passado pelo Sporting nestes últimos 15 anos, desde o Roquette até ao Franco. Mas, então por que raio se têm "sacrificado" tanto estes "presidentes" todos que passaram pelo Sporting...?! Alguém acredita que seja por Sportinguismo?!! E quem lhes vai agora pedir contas?
É possível salvar o Sporting. Voltando ao ideal do CLUBE, com um plano, um plano claro, com uma noção realista dos sacrifícios que daí vêm e com o compromisso de todos para participarem e ajudarem.
Só assim, com a ajuda de todos, o Sporting sobreviverá. Só assim o Sporting pode aspirar a lutar por outra coisa que não seja o 4º lugar... Não há outra forma de ultrapassar a vergonha que é ser Sportinguista hoje.
Eu tenho as quotas em dia.

1 comentário:

Tiago disse...

O problema maior não é a SAD em si. Pelo contrário, é bom que a SAD exista. Com a existência da SAD existe uma obrigação legal de ter contas mais transparentes. Por exemplo, é necessário divulgar os valores pelos quais os jogadores são comprados ou vendidos e eu quero saber quanto o Sporting vai receber pela venda do Izmailov.
Podemos sim, e com razão mas não queria alongar-me nesse ponto aqui, criticar a forma como o Sporting (clube e SAD) têm sido geridos. Mas não nos enganemos, o Sporting não está pior que os seus adversários em termos de gestão financeira.
Olhemos para o FC Porto. Os quadros actuais do FCP estão a depauperar o clube. Quantas centenas (sim, centenas!!) de milhões de euros recebeu o FCP em transferências de jogadores? Quanto desse dinheiro foi reenvisto e quanto misteriosamente desapareceu? Basta olhar para os resultados financeiros dos últimos anos... apesar das vendas, são prejuízos atrás de prejuízos.
Quanto ao benfica, o que este clube está actualmente a fazer, o Sporting já o fez há 10 anos atrás. E, aliás, com bons resultados desportivos. 2 campeonatos, 1 taça, uma época de 2005 desastrosa mas quase perfeita. O que aconteceu financeiramente? Um buraco ainda maior do que o que já existia. que é o que quase certamente acontecerá agora ao benfica caso não enfiem os barretes do Di Maria, David Luiz e outros que tais a alguém.
E podemos também falar de outros jogos... aqueles que o FCP faz ao telefone e que o benfica faz com a câmara municipal. Eu, fico orgulhoso de não fazermos parte desses jogos. Ganhar sim, mas a todo o custo não.
Ainda em relação à SAD, já o referi noutro comentário mas volto a referir. Porque é que o clube tem uma relação tão tempestuosa com a SAD? O FCP e o benfica não têm essa relação! Não percebo porque temos tanta dificuldade em considerar as duas entidades como apenas uma...
O Sporting Clube de Portugal é o sócio maioritário da Sporting SAD. Ou seja, o clube é dono da SAD. Isto de passar activos de um lado para o outro são questões contabilisticas para evitar a falência técnica de um ou do outro. O benfica fez isso recentemente para evitar ter o clube em falência técnica.
Sinceramente, acho que nós Sportinguistas passamos demasiado tempo a lutar uns contra os outros em vez de lutarmos contra quem devemos: clubes adversários, sistema instituído, poderes corruptos, arbitragem incompetente, comunicação social tendenciosa...