terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Tristeza

O episódio (sublinho a palavra episódio!) Sá Pinto-Liedson revela apenas uma coisa: não há liderança no Sporting!
Desculpar-me-ão insistir neste ponto, mas uma palhaçada destas não mereceria um minuto sequer do nosso tempo se quem tem que actuar nestes casos o tivesse feito.
O Presidente do SCP é pago. Dirigir não é deixar-se arrastar pelos acontecimentos. É prevê-los!
Acredito que esta manobra tosca até tenha sido montada, não para atingir o Sá Pinto, como alguns especulam, nem para atingir o Liedson, como outros sugerem, mas para atingir o JEB que vê com este acontecimento a sua imagem desgastar-se ainda mais. Se assim foi, atingiu o alvo.
Mas, a verdade é que JEB não agiu bem. Nem antes, nem durante, nem depois.
Nem antes, porque uma coisa destas nunca devia ter acontecido. Ponto! Fosse por erro de casting, por falta de comparência da administração no coração dos acontecimentos, ou por outro motivo qualquer, uma coisa destas nunca devia sequer ter chegado ao banco, muito menos ao balneário, e, muito menos ainda, deveria ter saído para fora do balneário! Em tudo isto há uma macieza de actuação, uma ingenuidade, uma falta de previsão, uma ausência de planos de contingência, uma falta de pulso que nem dá para acreditar!
Nem durante, porque quando, como disse, o problema explodiu em campo, já as medidas cautelares deveriam ter sido tomadas. É totalmente inexplicável que não haja uma reacção oficial do treinador. É mais outro que sai chamuscado de tudo isto, sem necessidade. Nestas coisas, ser apanhdo de surpresa é a morte do artista e sinal de amadorismo total. O segredo de outras lideranças de sucesso é que há poucas supresas, ou nenhumas.
Nem depois, porque tudo o que se passou depois foi deitar gasolina na fogueira. Mais valia ter aguentado os dois fogosos lutadores, ter deixado esfriar os acontecimentos (não dando, para além disso, mais pretextos à comunicação social para continuar a sua campanha) e aplicar castigos, suspensões, rescisões, etc, daqui a uns tempos, quando todos menos esperassem.
Assim, foi tudo óbvio e para o Sporting foi (mais uma vez) tudo prejuízo. É claro que o Liedson não podia ser suspenso, é claro que a sacrificar alguém teria de ser o pateta do Sá Pinto que parece um daqueles touros com crença nas tábuas e é claro que não se cortou o mal pela raiz. As mesmas figuras obscuras que ensaiam as manobras do costume para estabelecer a confusão, continuarão a fazê-lo. Não foram desmascaradas e saem impunes de tudo isto.
Compreendo aqueles que se dizem tristes com tudo isto. Eu próprio me sinto tristíssimo. Tudo isto é tão absurdo e extemporâneo que nem dá verdadeiramente para acreditar. Mas, as triztezas deste tipo podem-se evitar. E não pagam dívidas...

1 comentário:

Anónimo disse...

Também eu me senti muito muito triste e nunca esperei que fosse acontecer com um atleta nosso.Pensei sempre que fosse lá no túnel da luz onde há muitas ratazanas mas enganei-me. Por isso estou muito triste.