quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Pós Champions

Esta foi uma eliminatória à Sporting.
O jogo de ontem foi um jogo à Paulo Bento. Faltou um bocadinho de qualquer coisa.
Muito pobre tecnicamente, o encontro de ontem foi a antítese do jogo da 1ª mão.
Foi a festa do pontapé para a frente.
Salvou-se os primeiros 30 minutos, com segurança e confiança a meio campo, com jogo jogado pelo chão e passes em profundidade, contra uma Fiorentina que não joga em catenaccio. Joga com a defesa subida e as linhas afastadas. Antítese do típico futebol Italiano.
Da Fiorentina já se esperava, meter a bolas para o jogador poste do ataque - Gillardino. Do Sporting não se esperava, não tem jogadores para isso, e a sua melhor arma é a circulação de bola em ataque apoiado. O relvado não explica tudo.
Pode-se argumentar com o jogo da 1ª mão. Bastava uma exibição igual para passar. Mas faltaram outras coisas. Além do pontapé para a frente e dos laterais de jeito, faltou uma defesa sólida e um ataque concretizador.
Desta vez foi bom de ver a entrega e o cumprimento dos jogadores, isso nunca foi motivo para o resultado, apenas o modelo de jogo e a falta de categoria/forma de alguns elementos.
Do outro lado, uma equipa Italiana - muito forte mentalmente - a realidade, sempre que precisou de marcar -lo, veio para o ataque e marcou, foi o que precisou, curto e grosso.
Depois o desequilibrador - Jovetic - na 1ª mão depois de tirar dois jogadores do caminho rematou contra Patrício e não acabou com a eliminatória, ontem redimiu-se e concluiu a eliminatória.
Do Sporting é de estranhar esta alternância comportamental dos seus jogadores. Será que é apenas a visibilidade europeia? Temos as cenas dos próximos capítulos para desvendar.
Uma palavra para o banco do Sporting. Não havia mais além de saleiro. Havia Adrien, havia a possibilidade de manter Matias, havia a possibilidade de jogar em 3-3-4. Não havia era necessidade de meter o Tonel a atrapalhar o ataque.
Agora muitos se queixam da falta de soluções no plantel. Mas o plano está a ser cumprido à risca, apenas e só 24 jogadores, o que o Treinador desejou. Contratações para jogar apenas num modelo com médios interiores e sem médios alas, apesar de os haver lá. Vuk (avançado ou médio ofensivo que pode jogar na ala), Pereirinha (extremo de formação) e Izmailov. Parece que ontem já faziam falta outras soluções posicionais e outra táctica estudada.
Pena que com a saída de Matias o Sporting praticamente deixasse de jogar a bola e passasse a bombear bolas para o melhor jogo aéreo dos Italianos. Mas o que se passou passou e o que interessa é que esta exibição deixa as coisas como estão, no limbo.
Certamente que uma opinião comum é que afinal o Sporting consegue jogar de igual para igual com equipas dos principais campeonatos europeus. Essa não tem sido a questão principal (exceptuando os tubarões do ano passado), a equipa tem valor individual, tem se batido com Porto e Benfica, mas branqueia sempre com os orçamentos mais reduzidos e equipas de menor dimensão, não tem regularidade. A desculpa da da idade já não colhe. Talvez a da idade mental, mas isso trabalha-se no dia a dia, em idade competitiva vi nas estatísticas (não sei o link) que esta equipa do Sporting já tinha mais jogos em competições europeias do que a equipa da Fiorentina. No campeonato também já não colhe, esta deve ser a equipa que tem mais jogos juntos, quando o Porto foi campeão com Co Adrianse a equipa do Porto era mais jovem do que a equipa do Sporting de então, e do que a deste ano.
Resta o argumento tipicamente Sportinguista e tão Português: agora é que vamos melhorar, temos esperança que as coisas vão mudar para melhor. Só mesmo a esperança metafísica, porque a experiência ensinou o contrário. Já não tenho crença na mudança e no salto danoninho que falta. Não é preciso tempo, esse já corre há muito tempo e a sua vida já vai longa.

P.S.: tal como disse Dias da Cunha após a eliminação com a Udinese no apuramento para a Liga dos Campeões na época qualquer coisa com Peseiro, também ontem com duas arbitragens daquelas o Sporting tinha passado. E ontem o árbitro até foi amigo.

2 comentários:

Leão de Alvalade disse...

*****
Preciso de dizer mais?
SL

Yazalde disse...

Então porque não?
Solta cá para fora!
Não gosto de conformismos unanimismos.