quinta-feira, 27 de agosto de 2009

A idade da falsidade

Agora a moda é outra vez a (falta de) idade dos jogadores do Sporting.
Agora é que não se pode pressionar os bebes.
Vamos ver o mito da idade.
Já no post abaixo referi que o Porto de Co Adrianse foi campeão com uma equipa mais jovem do que a nossa. Argumento seguinte: a falta de dinheiro.
Mas então ou é um ou é outro.
Resposta são os dois.
Mas a idade como já vimos não pode ser um argumento final em si mesmo.
Como o presidente disse que não ia haver choradinho com o orçamento, eis que agora passados dois anos volta-se a usar o argumento da idade.
Estranho que esta equipa é uma eterna jovem. Este ano o único sub-21 que entrou foi o André Marque e subitamente esta equipa está mais jovem do que há dois anos.
Estranhamente ninguém fala que a média de idades deste ano da equipa do Sporting é de 25 anos, e que juntando duas casas decimais o plantel do Sporting é mais velho do que o do benfica e que o porto. Aliás no ano de Co Adrianse a média de idades do Plantel do Porto era de 23,47. Curioso.
A única verdade estatística é que a equipa da Fiorentina era mais idosa do que a nossa.
Será que esse argumento é decisivo.
Complementa-se o argumento estafado da idade com a naturalidade dos jogadores. Ou seja os nossos eram da cantera e por isso não eram tão bons. Podemos concordar que na sua totalidade a média dos jogadores italianos é melhor do que a dos Portugueses?
Eles são campeões do Mundo e no último europeu ficaram à nossa frente. Mas no mundial e no europeu anterior foi ao contrário. O ainda actual melhor jogador do mundo é português.
Permanece a dúvida (foi dar de desconto a era Queirós).
Então a argumentação vai acabar na idade conjugada com a naturalidade e a cantera da equipa.
Debatido o argumento da idade e da naturalidade, pois se não temos dinheiro temos qualidade e quantidade em qualidade - senão mais vale dizer que a nossa formação e os jogadores formados no clube são uma merda, ou que é um motivo de orgulho disser que temos formação mas quando não ganhamos a culpa já é da formação que não presta. Esta argumentação é contrária em si mesma.
Assim quem tem formação investe nela em vez de investir nas contratações, é um princípio válido, discutível, moroso. Mas é válido e no caso do Sporting tem tido qualidade.
Falta complementar essa realidade com o dinheiro para apetrechar as lacunas da formação ou aguentar os jogadores da formação. Mas uma coisa curiosa. Para quem fala de idades, de jogadores do mesmo país e da formação, proponho este exercício. O campeão europeu do ano passado jogou contra o Sporting em Camp Nou com 5 jogadores da formação, sendo 4 espanhóis; o Sporting jogou com 4 jogadores da formação e 6 portugueses. E Alvalade o Barcelona jogou com 5 jogadores da formação e 4 espanhóis; o Sporting jogou com 7 jogadores da formação. Na final da Champions o Barcelona jogou com 7 jogadores da formação, sendo que 6 eram espanhóis. A idade média do plantel do Barcelona nessa época era de 24 anos, menos 1 ano do que a equipa do Sporting tem este ano.
Assim o argumento da cantera/naturalidade/idade não é explicativo do baixo nível exibicional e de resultados desta época.
Outros argumentos válidos poderão ser a falta de qualidade da formação do Sporting (falso) ou a falta de qualidade do jogador português (falso). Verdadeiro pode ser a falta de capacidade financeira para colmatar as posições deficitárias da formação.
Mas essa vertente não será suficiente para, só por si justificar a falta abissal de qualidade no futebol demonstrado. E esse já ficou demonstrado em épocas passadas no confronto directo com os outros grandes. Por isso a conclusão só poderá ser que a tal baixa exibicional e de resultados só pode ser imputada a outros factores relativos com motivos psicológicos, de treinamento e de estagnação do modelo de jogo e dos jogadores.

9 comentários:

paulinho cascavel disse...

Estes cromos da "idade" só mesmo à chapada.
E ewscusas de ir tão longe. já o ano passado eramos a equipa mais velha dos 3 grandes e os gajos sempre a darem-lhe... é que não há paciência
http://ultimaroulote.blogspot.com/search/label/Ca%C3%A7a-mitos

OLeãoRampante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OLeãoRampante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OLeãoRampante disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OLeãoRampante disse...

Bom.

Tive a fazer as continhas...

É realmente muito fácil, ir ao zero-zero e retirar de lá a média de idades do plantel. Muiiiito fácil mesmo. O mais difícil, é querer ser exigente com as coisas que escrevemos e por isso, lá abri o Excel. Essa ferramenta algebrica fantástica.
Então é assim: no tempo de Adrianse, se quiserem contar com o Ivanildo, com o Alan, com o Helder Barbosa, com o Bruno Moraes, com o Nuno Coelho, com o Bruno Gama, com o Anderson, realmente a média de idades é 23,57. Mas como é óbvio, esta média de idades é uma mentira descarada. Por vezes, a matemática transposta para a vida real, perde a sua lógica suprema! Se quiserem, podem também contar alguns juniores (de 1º ano...) para ajudar à festa. Pode ser que tenham sido inscritos... Vejam lá bem.
Não é por dizer muitas vezes a mesma coisa, que ela se torna verdade, mas infelizmente neste país, não é só no futebol. Se bem que no futebol temos até um clube que por dizer tantas vezes que foi fundado em 1904, esta mentira se tornou verdade! Et Voilá! O país do faz de conta nunca falha.

Com estes falsos argumentos, vocês enganam-se a vocês próprios e aqueles mais distraídos.
Eu não digo que seja mentira, mas há uma grave omissão de factos importantíssimos. Incluíste até na média, jogadores que nem sequer jogaram...Bela análise, sim senhor...Enfim.

Todas estas artimanhas para o mal-dizer, acabam depois por encobrir outras. Propositadamente ou não, já nem sei dizer, tais são as incongruências que eu encontro.

Outra média importante é também a deste ano. Por que se usarmos para a média dos 15 jogadores mais utilizados até agora, o Porto fica à frente por 0,5 anos de idade. Se bem que se quiseres incluir na média o Prediger, o Nuno coelho, o Orlando Sá e o Guarín, também estás à vontade.
Mas em relação a este ano, não acho que a idade tenha algo que ver com as más exibições. Continua a ser uma equipa jovem, é certo, mas já experiente.

Por último, está a mais importante razão para o Sporting não ter sido campeão em 18 anos e também pelo menos uma vez nestes últimos 4.
Mas eu nem a vou referir, por ser tão óbvia e por me enervar quando falo dela, ou por me enervar quando outros não a referem. Fazem-me lembrar Vitor Pereiras e afins... É que realmente, há aqui pessoas que com o seu malabarismo matemático, e não só, seriam bem mais inteligentes para suceder a uns burros que andam praí, que de burros nada têm, já que ainda vão conseguindo enganar alguns...

Yazalde disse...

Estava a espera que rebatesse com factos/números.
Então qual é a mentira e a incongruência? Se não é verdade então qual é a verdade na média de idades? É que disse que não era verdade mas não escreveu qual é ela.
É tão verdade a média de idades do plantel do porto como do Sporting, as contas são iguais para os dois. Podemos contar com o semedo, tomané, david caiado, zezinando, koke e até com o andré marques!
Mas aguardo que faça a análise correcta da matemática.
Mas concordo quando diz que a equipa este ano já tem experiência e as exibições não estão relacionadas com a idade.
Sobre os burros, inteiramente de acordo, é possível enganar toda a gente durante algum tempo, é possível enganar alguns durante todo o tempo, mas é impossível enganar toda a gente durante todo o tempo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Por amor de Deus... Se uma média é de 23,57, e se se retiram vários valores que vão de um intervalo de 1 a 3 pontos de diferença da média, desçe.

Mas a verdade é esta. Fico mesmo muito chateado de não teres sido objectivo. Não queiras branquear a situação das idades por que ela é real. É como dizer que o homem não foi à lua. e é também dar tiros no pé relativamente a futuras opiniões. Não consigo conceber que se fale do Sporting sem ser ultra objectivo. Há coisas que não se discutem, como um jogador ser melhor que outro e coisas do género. Mas números?