segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Académica - Sporting

Devido a um imprevisto de última hora, ontem não me foi possível ver o jogo em causa.
Vi um resumo e os comentários dos actores e director da equipa do Sporting.
De salientar o golo de Liedson e o contentamento do tipo que é treinador da Selecção Nacional.
De admirar também a substituição do Pedro Silva, esta já é uma substituição à Inácio (saía Barbosa e entrava Tonito), agora saí Pedro Silva e entra alguém. E se ele não entrasse de início? E se o Vuk entrasse de início?
Confesso que fiquei estupefacto com as de declarações do nosso director de equipa, diz ele que o Sporting não jogou bem. Isso deve-se ao facto de a equipa ter ganho? É que quando não ganha joga sempre bem.
Mais para trás ficaram 45 minutos de compasso de espera. Será que aqui não há olheiros da Europa?
Será que alguém quer formar uma comissão de olheiros do fulham, everton e clubes similares para assistir aos jogos do Sporting?

No final fica a vitória do Sporting contra uma equipa com 1/4 do seu orçamento. O director da equipa do Sporting voltou a falar do orçamento, por isso e justo que aqui também falemos do assunto.
Outro assunto que voltou à baila é a imaturidade. Certo que a imaturidade é só dos actores, todo o resto é maduro como um tomate apto para a açorda de tomate.
Então ontem em campo a média de idades da equipa do Sporting era de 24 anos. A da académica era de 26 anos. O Sporting jogou com 7 jogadores portugueses e um naturalizado. A equipa da académica jogou com 8 portugueses.
Ora aqui a questão do propagado orgulho nacional não serve contra a académica, mas serve a da formação e da idade. Podíamos argumentar que o plantel da académica é em média mais jovem do que o do Sporting. O treinador da académica preferiu usar jogadores que colocavam em campo mais 2 anos de idade do que o do Sporting. O do Sporting preferiu colocar em campo os mais jovens. Mas isso não é opção dele? É, mas os mais jovens são melhores do que os mais velhos? Então de que serve o argumento da imaturidade se um jogador mais jovem joga melhor do que outro com mais idade?
Será que uma equipa com 24 anos de média de idade é uma equipa imatura? A formação acaba aos 21. Um jogador atinge o seu pico de forma entre os 23 e os 28.
No final não vi o treinador da académica queixar-se da imaturidade do seu plantel, mas teve o desplante de se queixar do árbitro, o calimero, dizendo que não tinha expulsado o Pedro Silva.
Para o fim uma palavra para os elementos que foram a Coimbra, um bem hajam. Decerto encontraram muitos tipos do conselho leonino e tertúlia do croquete lá pelas bancadas do povo.

p.s.: ainda a respeito das idades e maturidades do jogadores, ao almoço fiz uma secção de consulta estatística e consultando o zero a zero e o futebol 365, para este início de época apurei o seguinte:
No Sporting a equipa tipo tem sido Patrício; Carriço; Polga; Marques: P. Silva; Veloso; Moutinho; Matias; Vuk; Liedson e Postiga.
A média de idades é de 24,55, o total de jogos apenas em ligas nacionais (excluindo competições europeias e selecções) é de 1384 jogos - média de 126 jogos por jogador.

No porto a equipa tipo: Helton; B. Alves; Rolando; A. Pereira; Fucile; Meireles; Fernando; C. Rodriguez; Belluschi; Falcão e Hulk.
A média de idades é de 24,55, o total de jogos (idêntico) é de 1445 - média de 131 por jogador.

No benfica - exercício mais complicado definir um 11 - mas sem vendo os jogos deles a minha análise vai para o seguinte 11 tipo neste início de época: Quim; Luisão; D. Luiz; R. Amorim; Sidnei; J. Garcia; Ramires; P. Aimar; Di Maria; Óscar Cardoso e Saviola.
A média de idades é de 24,91, o total de jogos (idêntico) é de 1575 - média de 143 por jogador.
A principal conclusão, em termos de idades, como já referi no post anterior o Sporting é quem tem uma média de idades superior a benfica e porto.

Em termos de idade comparativa entre os 11 jogadores mais utilizados, Sporting e porto estão idênticos e ligeiramente inferior a benfica.
Em termos de experiência - jogos (apenas nas ligas principais) - a equipa base do Sporting tem menos cerca de 60 jogos que o porto e 190 do que a do benfica. Em termos medianos significa que cada jogador do Sporting tem menos 5 jogos que os jogadores do porto e menos 17 do que os jogadores do benfica.
Concluindo, se em relação ao benfica o 11 base do Sporting ( e não o plantel) é mais jovem e tem menos jogos em relação ao porto a situação é semelhante. Identica idade do 11 base e quase igual número de jogos. Mas como sempre que convém, vai-se elogiar a formação, dizer que é um orgulho mas que ainda é muito jovem e que é imatura. Ou seja é imatura mas um motivo de orgulho.
Ainda a ter em atenção que, na equipa do benfica não sei, sem lesionados qual será o 11 tipo para além deste. Na equipa do porto, parece-me que em teoria os melhores jogadores serão os que referi e que formam o 11 base. No caso do Sporting não contei com Ângulo e parece-me que em teoria a equipa do Sporting ainda ficará mais velha e com mais jogos, com a inclusão de Izmailov e de Caneira.

p.s.2: Ontem li uma noticia na qual a Uefa tinha aprovado um regulamento sobre a saúde financeira dos clubes de futebol. Que lá para daqui a 2 ou 3 épocas só poderiam participar clubes que gerassem mais receitas do que despesas. Parece que vendendo património ou algum jogador conseguimos lá chegar, por isso a nossa situação não é grave. A ver como vai ser este ano sem a champions, mas como o nosso projecto não está dependente da bola que bate na trave...
Pior é para clubes como o Chelsea, o Manchester United ou o Liverpool. Aqueles modelos fabulosos de gestão e bandeira de comparação para qualquer dirigente Sportinguista da geração roquete e soares franco e recentemente o insuspeito Dias Fereira.
Curiosamente não vi ainda qualquer alusão de Dias Ferreira a este facto e à sua defesa do modelo societário do Sporting idêntico à daqueles clubes ingleses.

2 comentários:

Renman disse...

Caro amigo, o pico de um jogador é entre os 26 e os 30...mas cm nada sabe destas coisas,nem um chuto na bola deve ter dado é normal que faça confusão com essas coisas

Yazalde disse...

Renmam: não fui jogador profissional, mas não sei se sabe que há jogadores que atingem o pico de forma que os caracteriza aos 24 e até antes.
Posso dizer que me lembro de Van Basten aos 24 anos, de Kaká aos 25 anos e agora - diferenças? Ronaldinho que actualmente tem 29 anos - aos 24 e 25 melhor jogador do mundo; Ronaldo - melhor do mundo aos 20, 21 e 26. Zidane - melhor do mundo aos 26, 28 e 31. Como vê, se alguns jogadores atingem o pico de forma mais tarde, a partir dos 26, a podem ir para além dos 28 anos, mais comum no caso dos defesas, há jogadores que pelo contrário atingem o pico de forma mais cedo.
Lembro ainda o Maradona com 22 anos no Barcelona e o melhor Maradona com 26 anos.
A título de curiosidade a época em que Liedson marcou mais golos foi em 2003/2004, tinha então 26, 27 anos.
E para acabar, o meu homónimo, foi bota de ouro europeu com 28 anos.