segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

A narrativa de ontem e os resultados de hoje

Concordo com o ponto de vista e as preocupações expressadas pelo Luizinho no post anterior. No entanto, eu vou um pouco mais longe...
O problema que ele aqui refere tem duas leituras possíveis, a do lado da direcção (de quem se poderá esperar tudo porque se trata de gente capaz de tudo!) e outra do lado dos que a ela se opoem.
É que, se é certo que a base da oposição ao actual CD se alargou, com tanta asneira que foisendo feita  ao longo deste mandato, não deixa de ser verdade que estava na cara!
A narrativa (como agora se diz) não variou, é, desde o início, exactamente a mesma. Até agora, no exacto momento da queda. E essa narrativa foi sancionada por uns milhares de votos. Durante a última campanha os alertas foram lançados, as "soluções" foram questionadas, os golpes baixos foram denunciados. Quem é que não os ouviu ou não quis ouvir?
A verdade é que cada voto em Godinho Lopes foi um voto a mais (não levo em linha de conta, nem do método fascista e inconstitucional que permite a um candidato com uma expressão residual ganhar uma eleição nem tão pouco as golpadas que se diz terem acontecido nos bastidores desta eleição...)
A verdade é que houve gente que votou em Godinho Lopes, mesmo vendo que mentia com quantos dentes tem na boca. Acharam que era fiável e que os outros não eram. Mentiu ontem, como mente hoje. Usou métodos lamentáveis ontem como continua hoje a fazer. Houve sócios que foram na cantiga de Godinho Lopes.
Recordem o ar seguro de si com que Godinho apresentou os elementos da sua equipa directiva, recordem a pose triunfante com que revelou o treinador escolhido para liderar o futebol, recordem a  expressão gloriosa ao desfiar medidas e soluções, umas atrás das outras, e vejam como estamos. Nada mudou messa sua narrativa desde que o ouvimos em campanha. A pose é a mesma, o discurso tem sido consistente. Ele era e é o último dos credíveis! Vejam porém onde fomos parar. Foi sancionado na altura, e tem continuado a merecer o beneplácito de alguns sócios. Pois, vejam no que deu.
A responsabilidade não é, portanto, só de Godinho Lopes. Para além dos figurões que continuam a perorar sobre o Sporting (tantos "notáveis" já metem nojo!), houve gente, aprendiz de notável, que deu o seu voto a este arruaceiro, incapaz e irresponsável, e que o continuou a apoiar, mesmo perante a evidência da queda inevitável no abismo que hoje se verifica. Abismo de onde não vamos poder sair tão cedo!
Não é por causa dos críticos que o Sporting está como está. É por causa deste CD e dos seus apoiantes. Quem assina o cheque e quem avaliza de algum modo a assinatura é culpado! Os "notáveis" são também, na sua "notabilidade", co-responsáveis pelo descalabro do Clube
O Sporting está cheio destes e de aprendizes de "notável" que precisam de ser castigados e, nalguns casos, corridos do Clube. São tão autores do crime Sportinguista, são tão culpados do estado actual do Clube, como o é Godinho Lopes.
Por isso digo: há duas leituras para a expectativa de tempos conturbados num futuro próximo. Uma  tem a ver com o estertor previsível do bando do CD. À medida que forem perdendo o ar vão dar mais coices. Mas a outra é a que decorre da inevitável necessidade de pedir contas pelas malfeitorias praticadas a este gang que se apoderou desde há anos do Clube e aos seus apoiantes, directos e indirectos, "notáveis", aprendizes de "notáveis", politicamente correctos, passivos, choninhas, etc..
O Sporting só sobreviverá, como instituição sagrada que é, se toda esta gente for liquidada ou, pelo menos, capada!

Sem comentários: