terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Para quem ainda não percebeu o que se passou

Deixo a notícia do Mais Futebol. Vejam lá se metem na cabeça que o clube perdeu a maioria na SAD, a não ser que recompre as VMOCS nos próximos cinco anos. Como já explicámos muitas vezes e não vale a pena estar a repetir, o veto não vale nada na gestão operacional do futebol. O presidente demitiu-se um dia depois desta operação ter sido aprovada. O que aconteceu não teve nada que ver com a família, a Juve Leo, as pressões, nem o Catita nem com mais nada. Os negócios estão feitos. Ou melhor, faltam os "direitos de superfície do Estádio José de Alvalade".

Apesar de em cinco anos os bancos BES e BCP poderem ficar com a maioria do capital da SAD do Sporting, o clube manterá o controlo estratégico da sociedade. A garantia foi dada à agência Lusa por uma fonte próxima do processo, que releva a existência de 8,79 por cento de acções especiais na posse do clube.

Ora essas acções especiais garantem ao Sporting o direito de veto, que lhe permitem ter a última palavra em qualquer decisão. De resto, o Sporting pode também recuperar parte da posição que se tornará maioritária por partes dos bancos, tendo para isso de exercer a opção de compra sobre os valores agora negociados.

Os bancos adquiriram na semana passada 99,7 por cento dos 55 milhões de euros em valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis em acções. Quando esses valores se converterem em acções, o que acontecerá durante um prazo de cinco anos, os bancos ficarão com 58 por cento do capital da SAD.

Outra alternativa nas mãos do Sporting, no caso de não querer exercer a opção de compra sobre os valores convertíveis em acções, passa pelo aumento de capital através da cedência em espécie dos direitos de superfície do Estádio José de Alvalade, que estarão avaliados entre os 15 e os 18 milhões de euros.

4 comentários:

Mauro Silva disse...

1.- Daqui a 5 anos

2.- Opção de recompra

3.- 8 e qualquer coisa % em acções especiais, as tais golden shares

4.- O Porto SÓ tem 40% da SAD e olha os resultados que têm... visto de fora ninguém diria que estão na miséria!!!

leao revisor disse...

Deixo só apenas esta dica, já que no SCP toda agente pensa que de finanças percebe muito. Saibam o que disse o especialista de finanças do expresso e depois voltem a comentar.

Sobre a perda da maioria:
- Anulem a reestruturação já que sempre disseram que era ilegal.
- Se não o fizeram, comprem a % necessária para se ter a maioria do capital. Mas como disse o Mauro, é realmente a maior preocupação do FCP neste momento!

Luizinho disse...

Então, façam muito bom proveito da vossa SAD e dos vossos gestores. Para já tem dado muito bons resultados. No Porto, tanto quanto sei, o PC não tentou montar um projecto empresarial baseado em centros comerciais e torres de escritórios para depois, em menos de 10 anos, vender tudo ao desbarato. Também, tanto quanto sei, não passou a o Centro de Treinos para a SAD nem tem dois grupos bancários como accionistas maioritários. Se vocês não querem perceber as implicações da entrada de clientes e fornecedores na gestão de uma sociedade económica então não há muito que vos possa dizer a não ser façam bom proveito e daqui a cinco anos, se ainda existir Sporting, cá estarei para vos insultar. Entretanto deixo uma pergunta. Que posição é que acham que o BES e o BCP iriam tomar se a lista vencedora das eleições do Sporting se propusesse a renegociar o serviço de dívida ou entrasse em contacto com outras instituições bancárias? O que é que acham que a Controinveste faz no capital de uma SAD que é estruturalmente deficitárias desde o dia em que foi formada? Caridade?

MDF disse...

Deixa estar Luizinho, nem vale a pena argumentar muito...