segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Falar verdade a mentir?

Este episódio das "medidas" alegadamente criadas pelo Costinha e as reacções que provocou é mais uma estória triste na história do Sporting. Mais uma!
Partamos do princípio que é mentira tudo isto. Partamos do princípio que o Costinha não reagiu às acusações de que é um director desportivo sem chama, que quis garantir serviços mínimos e que ninguém na direcção da SAD lhe deu aval para assim agir. Partamos deste princípio...
A quem é aproveitaria então este episódio? Certamente não aos nossos adversários mais cotados. O Sporting não precisa de mais "episódios" para evidenciar o desgaste e o estado de debilidade em que se encontra. Os tiros no pé sucedem-se há muito e os resultados estão à vista. Como as coisas estão, só talvez o Sporting de Braga pudesse aproveitar desta campanha para tentar ascender defintivamente a terceiro grande. Já faltou mais. Mas, não creio que tivesse poder para "comprar" uma notícia no Record. A ser mentira, uma coisa destas só poderia ser inventada por alguém que está para além da contenda desportiva, alguém que visasse muito mais alto. Alguém que quisesse esfrangalhar defintivamente o Clube e pretendesse ficar com os "salvados" para obter bom lucro com eles. Não parece poder ser qualquer dos clubes nossos adversários directos. Seria então outro alguém. Quem?
A história, a ser mentira, de tão delirantemente produzida, só poderia ter sido inventada pelo Bulhão, em cujos planos não acredito contudo que esteja incluido o de liquidar o Sporting...
Continuemos a partir do princípio que é mentira e analisemos, a esta luz, os patéticos comentários oficiais e "espontâneos" que nos foram dados a conhecer. Que linguagem! Que eficácia em combater a falsidade da questão...! Se tudo isto é mentira, o Sporting agiu mal ao elaborar estes comunicados. São totalmente ineficazes e a sua linguagem trai os seus objectivos. Se tudo isto é mentira, os comunicados, pelo seu teor, transformaram a "mentira" em "verdade", porque não esclarecem, de facto, nada e só ajudam a prolongar o ruído.
Partamos agora do princípio que é verdade e que aquele conjunnto de "medidas" existe. Se assim é, que grande rebaldaria que era então o Clube! E que tema tão esquisito se escolhe para transformar a rebaldaria. É como começar a casa pelo telhado...
Se tudo isto é verdade, então vem confirmar o que já se suspeitava: não há liderança no Sporting. Só uma falta total de liderança e erros brutais de estratégia é que justificam "medidas de gestão" deste tipo.
E isso, sim, já começa a bater certo com o que vamos observando no dia a dia do Clube, a bater certo com os resultados desportivos e financeiros, a bater certo com a vacuidade das soluções que nos vão sendo apresentadas e com o tipo de gente que continua a gravitar à volta do poder instituído.
A quem interessa, pergunto, criar este ruído todo quando a situação do Clube é a que é? A quem é que dá jeito a estratégia da vitimização? Olhem para os "comunicados" à luz da possibilidade de tudo isto ser verdade e há outras leituras curiosas que surgem...
Porque, interrogo-me finalmente, quem é que, de facto, iria inventar uma história destas, com tamanha soma de pormenores, tão precisos e delirantes, apenas para afirmar esta "tendência maliciosa de denegrir o Sporting"? Quem?! A comunicação social ou a escória de incompetentes que dirigem o Clube e o arrastam, de forma porfiada, há anos para o fosso final?

1 comentário:

Tite disse...

Boa questão.

A quem interessa este rega-bofe?

Ainda havemos de descobrir mas... eu desconfio!