quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Auditoria e AG Extrordinária

Transcrevemos em baixo, o post publicado hoje no seu sitio pelo Movimento Leão de Verdade:


No passado dia 16 de Setembro, o Movimento Leão de Verdade manteve uma reunião com o Eng. José Nobre Guedes, Vogal do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, e o Dr. Pedro Batalha Ribeiro, responsável do Departamento Jurídico, com vista à apresentação da proposta de uma auditoria a realizar voluntariamente pelo Conselho Directivo.

Foi detalhadamente explanada a nossa posição sobre o que consideramos ser o modelo de relatório que pretendemos elaborado, e que assegurará satisfatoriamente os objectivos de informação e transparência constantes da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária cujo requerimento de convocação foi entregue em 2 de Junho passado.

De forma sumária, esta proposta consubstancia-se numa auditoria global às contas do Sporting Clube de Portugal e de todas as sociedades que integram ou integraram o denominado “Grupo Sporting”, abrangendo o período desde 1995/1996 até à presente data, tendo em vista a apresentação do histórico das contas consolidadas do Clube durante este período da sua história.

Este trabalho, a realizar por empresa credenciada (escolhida por concurso ou consulta directa ao mercado, com exclusão de qualquer auditora que, no período em causa, haja trabalhado com o Sporting Clube de Portugal ou com qualquer sociedade do Grupo), deverá ser objecto de acompanhamento por uma comissão composta por sócios efectivos do Clube com experiência relevante na área.

Esta comissão terá a incumbência de aprovar o relatório em causa, incluindo a análise económica dos negócios de alienação de património imobiliário levados a cabo neste período, designadamente a venda dos terrenos do antigo Estádio José Alvalade e do denominado património não desportivo (Edifício Visconde de Alvalade, Secretaria, Alvaláxia, Holmes Place e Clínica CUF), conforme consta dos pontos 3 e 4 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral requerida.

Apresentada a nossa pretensão em termos que o Senhor Vogal do Conselho Directivo julgou suficientemente esclarecedores para permitir discussão interna sobre a viabilidade do processo, igualmente registámos os comentários dos nossos interlocutores, cuja revelação neste momento se afigura inoportuna, por representarem opiniões pessoais e não veicularem a posição oficial do Conselho Directivo.

O assunto foi assim remetido para discussão com os demais responsáveis do Clube, tendo o Movimento Leão de Verdade solicitado uma tomada de posição até ao final do corrente mês.

Em paralelo com os esforços no sentido de viabilizar a realização de uma auditoria voluntária, segue os seus termos o processo de convocação da Assembleia Geral Extraordinária.

Nesta conformidade, conhecida a recusa do Conselho Directivo em ceder as instalações sociais para a realização da Assembleia, e sem prejuízo da determinação em conhecer os motivos subjacentes a essa recusa (conforme requerimento já entregue e ao qual continuamos a aguardar resposta), o Movimento Leão de Verdade manteve, em 18 de Setembro passado, nova reunião com o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Nessa reunião, foi apresentada a hipótese de realização da Assembleia Geral no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, utilizado pela equipa de Futsal do Sporting Clube de Portugal no âmbito de protocolo estabelecido com aquela autarquia. À semelhança da hipótese, liminarmente recusada pelo Conselho Directivo, de realizar a Assembleia nas instalações do Clube, esta nova solução pretende conter as despesas de organização em valores que não defraudem o direito de convocação pelos sócios que os Estatutos consagram.

O Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral fez depender qualquer iniciativa junto da autarquia de Loures de uma solicitação formal nesse sentido por parte do Movimento Leão de Verdade, a qual já foi apresentada.

O Movimento Leão de Verdade aguardará agora, até ao final do corrente mês, pelos desenvolvimentos posteriores dos dossiers “auditoria” e “Assembleia Geral”, e em função deles tornará públicas a sua posição e próximas iniciativas.

2 comentários:

Anónimo disse...

IRRA...JÁ NÃO HÁ É PACHORRA NEM PARA UNS NEM PARA OUTROS.

Bancada Sul disse...

TODOS DE VERDE E BRANCO!

Vamos todos vestir as nossas cores no sábado!

Uma grande SAUDAÇÃO Leonina!

Bancada Sul.