terça-feira, 4 de setembro de 2012

Rubio, as inscrições para a Liga Europa e a história do ponta de lança

Parece evidente a todos que o Sporting vai atacar, se me perdoam o trocadilho, a época com apenas um ponta-de-lança/avançado centro de raiz. Sobre Viola penso que ninguém poderá dizer grande coisa, a não ser que no ano passado em 34 jogos marcou 5 golos. Se querem chamar a isto um ponta-de-lança sintam-se à vontade e deem-me o contacto do vosso dealer. Com os 4 milhões de Rojo mais os 4 milhões de Viola, tinhamos ficado com Onyewu no plantel e se calhar com dinheiro para comprar um ponta-de-lança. Mas o meu problema nem é tanto esse. Também há o problema Wilson Eduardo. É verdade que não fez uma boa pré-época, mas a verdade é que é jogador para valer 5 a 10 golos por época. Mas ainda não é só isso. Como via a coisa, a tarefa de Sá Pinto para esta época, e como vários treinadores de Wilson já referiram, era inventar Eduardo como avançado marcador de (mais) golos. Um pouco à semelhança, e com as devidas distâncias, do que Wenger fez com Henry. Transformar a velocidade e alguma capacidade de finalização em armas a serem utlizadas no centro do ataque. Sá Pinto declinou a missão e o avançado já foi despachado. Os 21 anos de Viola e os seus 5 golos servem. Os 23 anos de Wilson, a sua experiência de três épocas na primeira divisão e os 7 golos em 27 jogos na época passada não. Sobra Rubio, que prometeu qualquer coisa no ano passado até desapacer das escolhas. Este ano já marcou uns golo. Com certeza que entre estes dois jogadores iam aparecer mais golos do que aqueles que Bojinov e Ribas produziram no ano passado. Por incrível que pareça um foi despachado e outro não foi inscrito. Sobra Betinho.

2 comentários:

Josesantos disse...

O Sporting pede a outros para fazer com Wilson Eduardo aquilo que, por incompetência, não quer fazer:potenciar a sua capacidade comprovada ao serviço da equipa. Wilson Eduardo é de todos os jogadores disponíveis aquele que melhor pode jogar no apoio ao ponta de lança e como um ponta de lança móvel. Mas para isso éra necessário uma ideia sobre a coisa. Ora a contratação do "não-ponta-de-lança" Viola, como se fora um ponta-de-lança, mostra as contratações e as necessidades do plantel não são conjugáveis.

Frederico disse...

Ainda não vi nos muitos blogs leoninos alguém dizer quem é que tiravam da lista dos inscritos para pôr o Rúbio.

O facto é que quando foi divulgada a lista andes dos dinamarcos, vimos que havia ainda lugar para 2 estrangeiros, lugares esses que foram ocupados pelo Izmailov e pelo Viola.
E na lista B não pode ser inscrito porque essa está reservada para jogadores que tenham 3 anos de formação local (ele está somente no segundo).

Sendo assim, os 17 (penso que não me engano no número) lugares para estrangeiros estão todos preenchidos, para inscrever o Rubio teríamos que tirar um deles.
A pergunta é:
- Quem tiravam da lista para pôr o Rubio?

Não esquecer que ele tem acabou de fazer 19 anos e na época passada pouco jogou, sendo que tem muito pouca experiência de futebol a sério...