sexta-feira, 17 de junho de 2011

Stijn Schaars

Sobre o novo reforço do Sporting:

«O médio, ex-capitão do AZ Alkmaar que chega a Alvalade a troco de 850 mil euros, integrou o lote de 23 jogadores da selecção holandesa no Mundial de 2010, que se sagrou vice-campeã do Mundo, na África do Sul, sendo internacional A da Holanda por 15 vezes. O atleta realizou 39 jogos na época 2010/11.

"Sou um médio-esquerdo que gosta de ter a bola nos pés e assistir os meus companheiros da frente. Também gosto de rematar para golo. Acho que posso dar algo extra à equipa do Sporting", disse Schaars após a apresentação oficial, acrescentando: "Sei que o Sporting é um clube com uma grande história e sei que Luís Figo, Cristiano Ronaldo e o Nani jogaram aqui, bem como os meus compatriotas holandeses Peter Houtman, Rijkaard e Valckx. O Sporting é um grande clube e estou ansioso por começar a jogar."»

As suas estatísticas podem ser vistas aqui.

Só o conhecendo de nome, nomeadamente por ter feito parte dos convocados para o último mundial, aguardo para o ver jogar.

Mesmo assim, parece-me uma contratação interessante, visto que, não é titular de um clube brasileiro, que o nome não é conhecido nos meios habituais e que a contratação tem mão de Carlos Freitas, tendo em conta a sua anterior passagem pelo Sporting, ou este fez um upgrade na sua base de dados enquanto esteve no Braga ou então o Paulo Futre passou-lhe os nomes que o Frank Rijkaard que havia dado. Parece que o Sporting continua na pista Holandesa.

O dado mais positivo parece ser a sua continuada convocação para a Selecção Holandesa, ainda que sem ser titular. É sempre salutar ter jogadores convocados para selecções do futebol europeu (extra Portugal), onde militam as actuais campeã e vice-campeã do mundo e as anteriores, no mundial de 2006, pois é o futebol onde nos enquadramos primariamente e é de onde também são oriundos a grande maioria de futebolistas detentores da Liga dos Campeões dos últimos anos (com a excepção do Inter de Milão no ano passado). Nestas condições, creio que, nos últimos anos os únicos jogadores nestas condições foram o Stojković (nas condições em que se conhece) e o Vuckcevic (de um país com pouca expressão no futebol europeu).

Sem comentários: