domingo, 19 de dezembro de 2010

Sou lagarto, sim. E depois?

"Lagarto" não é uma designação fácil de caracterizar. Depois da carga pejorativa que inicialmente terá tido, chamar "lagarto" a um Sportinguista pode ter hoje uma outra leitura, mais afectuosa, que contraria a tentativa de insulto inicial. O termo foi definitivamente apropriado pelos próprios Sportinguistas e a sua carga inicial foi definitivamente neutralizada. Não é raro vermos Sportinguistas a designarem-se a si próprios por "lagartos", ou a dizerem com orgulho que este ou aquele são "lagartos". Ser "lagarto", como ser "merengue" ou "gunner" não é hoje, creio, desmerecimento nenhum e a discussão é mais ou menos inútil. Mesmo "tripeiro" (arrsico-me a dizer, embora possa ser polémica a opinião, certamente) tem dias. Um "tripeiro" respira orgulho e, vamos lá, a coisa justifica-se.
Já ser "lampião", pelo contrário, é uma designação que diz bem de quem o é... Não há direito a segundas leituras. É reles. A diferença entre o valor "comunicacional" de "lagarto" e de "lampião" não deixa dúvidas.
Vem isto a propósito daquela intervenção de um repórter de há uns dias na SIC. A direcção do Sporting veio a correr mostrar enorme indignação. Nestas coisas é preciso ter de facto cuidado, não vá a indignação transformar-se em ridículo. Sobretudo esta direcção, que levou o Clube para patamares que há muito se não atingiam na sua história.
Uma tentativa desesperada de insultar o Sporting Clube de Portugal (a designação "lagarto" surgiu, em desespero, por parte de quem já tinha uma alcunha certeira que até hoje não despegou) foi neutralizada por mérito do próprio Clube, da sua grandeza real e da imagem positiva que ganhou no país. O Sporting é (era) um clube positivo, com uma boa imagem junto mesmo dos nossos adversários ou de sectores da população que não se interessam por estes assuntos. O valor negativo do nome "lagarto" foi-se diluindo ao longo dos tempos e jogando a nosso favor. Agora, numa altura crítica da nossa vida, a direcção resolve fazer o processo andar para trás e é, ela própria, a reactivar o carácter insultuoso que o nome pretendia inicialmente ter. Bonito serviço que mais uma vez os "altos crânios" do Clube nos fizeram.

5 comentários:

ana disse...

Fala or ti! A mim ofende-me ser tratada por lagarta. É depreciativo, sim!

Anónimo disse...

a mim não me ofende, pena é que qualquer dia nem isso somos.

LMGM disse...

Anjo, a questão aqui não é individual. Cada um é livre de dar as interpretações que quiser aos termos que ouve.

O problema aqui é colectivo, e do respeito devido a uma instituição desportiva centenária.

O Sporting Clube de Portugal, tem um nome, uma bandeira e um simbolo, o Leão. Com base nisto posso especular o que quiser, mas lagarto em termos de trato jornalistico eu não sei o que é, desconheço.

Anjo Exterminador disse...

O meu post é claro. Não dá direito a várias interpretações. Ou se percebe, ou não se percebe. Não vale a pena virem fazer o número do ultrajado comigo. Virem-se contra o Cancela.

Lucifer disse...

ser lagarto é como ser Gunner ou Merengue??????

Lagarto é melhor que lampião???

FDX tás todo queimado pá.