terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Já não falta tudo

Decorridas que estão 14 jornadas do campeonato, parece - repito parece - que o nosso treinador ,já sabe qual o melhor esquema táctico: 4-2-3-1.
Isto até seria motivo de regozijo se o campeonato tivesse play-offs ou umas 48 jornadas.
Portanto temos 16 jornadas para aprofundar um esquema onde o mestre das tácticas vai tentar encaixar 1 trinco (Pedro Mendes) e dois médios centro (André Santos e Maniche) e depois no ataque Valdés e dois pontas de Lança (Postiga e Liedson) onde só cabe um.
Um me engano e quando a bola rolar e os jogadores fugirem para onde se sentem melhor vamos ver uma táctica (de novo) parecida com um losango. A não ser que o Valdés seja de novo encostado à linha - mas tudo é possível.
Para mim e mais importante do que a táctica é saber e perceber qual o modelo de jogo, pois obtendo um modelo de jogo, consegue-se mais facilmente obter uma qualidade de jogo homogénea em várias variantes tácticas (mais ofensivas ou defensivas).
Resta, então saber quantas jornadas ainda vão faltar para ele (treinador) saber qual o modelo de jogo a usar; ou a filosofia de jogo; ou as estratégia de jogo; ou como diziam os antigos sem curso de educação física e de treinadores de nível 3 ou 4: fio de jogo.
Entretanto se algum curioso souber o modelo de jogo que a equipa utiliza e puder partilhar agradeço, pois até agora apenas vislumbrei um assente em pressão individualizada e intensidade nas transições (embora deficitária quer nas ofensivas quer nas defensivas) e uma espécie de jogo directo.
O paradigma deste Sporting assenta, salvo melhor, até agora em apenas tentar incutir um compromisso de intensidade e carácter (o que desconheço que seja dentro de campo) mas não num compromisso de modelo de jogo (ou filosofia de jogo) e de qualidade de jogo.
Posto isso não defendo a mudança de treinador por dois motivos: primeiro o novo treinador seria escolhido por Jeb e Costinha, o que garante que o substituto seria mais um Paulo Sérgio ou um Carlos Carvalhal; segundo este já custou € 600.000,00 em contratação mais a indemnização nesta altura. Por isso o melhor mesmo é esperar pelo fim de época e tentar aguentar o 3º lugar na liga, tentar chegar no mínimo às meias da taça da liga e aos quartos de final da liga europa.
E no final da época tentar encontrar um treinador no qual a contratação deste não sirva para ele meter no seu currículo que treinou o Sporting.

Sem comentários: