domingo, 12 de dezembro de 2010

Sportinguista a sério

Guardo do jogo do Sporting com o Porto uma imagem do Moutinho a ser substituído e, ao sair, a responder aos aplausos da claque do seu actual clube. Havia qualquer coisa de estranho nesta imagem, de incómodo. Moutinho, batia palmas —naqueles gestos típicos dos jogadores— virado para o lado contrário daquele para o qual há não tanto tempo assim agradecia outros aplausos. Foi capitão da equipa, o mais jovem, a promessa transformada em maçã podre. Podem-me dizer que o empenho posto nessa saudação à claque do adversário (era claro na expressão do rosto) cheira a provocação. Sempre ouvi dizer, porém, que "quem desdenha quer comprar". Moutinho disse qualquer coisa ao Sporting virado para o topo norte, com conhecimento do topo sul, mas bem de frente para a tribuna.
Manuel Fernandes, o nosso Manel, foi e é um símbolo do Clube, foi capitão também. Não chegou ao estatuto de "maçã podre" porque soube e sabe comportar-se como um senhor e grande Sportinguista que é, em qualquer situação. No momento da vitória teve palavras simpáticas e de grande dignidade para o treinador Paulo Sérgio. Mesmo dando uma enorme lição ao clube do coração afirmou "sou Sportinguista a sério."
Os antigos capitães do Sporting andam há muito a mandar recados para dentro do Clube. Os antigos capitães do Sporting foram todos, no geral, mal tratados. Ninguém os ouve. Talvez organizar um Forum dos antigos capitães e ouvir o que eles têm para dizer...

Sem comentários: