terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Idade da Inocência

Fez recentemente 15 anos que se disputou a final da liga dos campeões da época 1993/1994.
Nessa competição o vencedor foi o Ajax. Aliás foi vencedor sem qualquer derrota na competição.
A equipa inicial do Ajax pontificavam 9 holandeses - ainda não havia a lei bosman - logo, se havia dificuldades acrescidas nas contratações devido ao limite de estrangeiros, também era verdade que havia menos procura de jogadores por parte de clubes do estrangeiro.
Desses 9 holandeses, 6 jogadores eram oriundos da chamada formação (jogadores que jogaram nas camadas jovens do clube ou foram contratados ainda com idade de júnior).
A equipa inicial do Ajax era composta por: Guarda Redes - Van der Sar, 24 anos; defesa direito - Reiziger - 22 anos, defesa central Danny Blind, 33 anos, defesa esquerdo - Frank de Boer, 25 anos; médios centros - Seedorf, 19 anos e Edgar Davies, 22 anos, médio defensivo - Rijkaard, 32 anos, médio ofensivo - Litmanen, 23 anos; extremo esquerdo - Marc Overmars, 21 anos, extremo direito - Finidi George, 23 anos e avançado centro - Ronald de Boer, 24 anos.
Na 2ª parte com a igualdade a zero, o então jovem e audacioso treinador do Ajax, Van Gaal, mudou do 3-4-3 para um 3-3-4, tirando o médio centro Seedorf e fazendo entrar o avançado Kanu de 17 anos e tirando o médio ofensivo Litmanen e fazendo entrar o ponta de lança Kluivert com também 17 anos. Este último acabou por marcar o único golo da partida.
A título de curiosidade, a imatura equipa do Ajax tinha uma média de idades de 24,36 anos. No fim do jogo a média de idades tinha descido para 23,63 anos.
Claro que para isto tudo resultar foi necessário um treinador com a ousadia de mudar a táctica durante o jogo, de não ter medo de lançar os mais jovens e não os mais velhos (ou então não tinha opções e quis mostrar isso lançado os jovens de 17 anos), e foi necessário uma cultura táctica embutida e trabalhada desde a formação a um grupo de jovens. Obviamente junte-se a isto uma dose de técnica e talento dos jogadores que saíram nessa fornada ao Ajax.
Para a história ficou a saber-se que uma equipa com menos orçamento ganhou 3 vezes ao Milão (duas na fase de grupo e uma na final) e uma equipa jovem, imatura dirão hoje, ganhou a uma equipa madura e mais experiente.

5 comentários:

Mike BlitzGreen disse...

Acho que estas a dar ideias aos que só reclamam....
;-)

SL

Luis Coutinho disse...

Só para rectificar...foi a final de 94\95
Sem duvida um excelente exemplo, que deveria servir de fonte de inspiraçao

Yazalde disse...

Agradecido pela rectificação Luís Coutinho.
Fiz as contas pelo mês de maio de 1994. OS quinze anos serão pela época da competição e não pela final que fez 14 anos.
Para ser correcto tenho de rectificar as contas, o que daria mais um ano de idade para os jogadores. A média de idades da equipa no inicio do jogo seria então de 25,27 anos e de 24,63 no fim do jogo.

gord_illo disse...

Já que se tem falado de continuidade, esta fantástica fornada do Ajax não revalidou a Champions League porque perdeu em penalties com a Juventus e no ano seguinte, já com o 'nosso' Dani, chegou às meias-finais da mesma competição.

Como é natural, o trabalho de continuidade do Ajax do final dos anos 80 e inícios dos anos 90 teve de levar em conta que jogadores como Van Basten, Rijkaard, Bergkamp, etc, etc iriam sair. A época de 94/95 é uma feliz junção de experiência e juventude e uma equipa fabulosa mas convém dizer que o Ajax ganhou uma Taça das Taças em 1987, foi finalista vencido em 1988 e ganhou ainda uma Taça UEFA em 1992, ou seja, foi-se construindo uma base muito forte e experiente que se habituou a ganhar títulos nacionais (5 entre 84/85 e 95/96). Ora, não é nada disto que acontece ou alguma vez aconteceu no nosso Sporting e nesta altura pós-Bosman e pós-Webber, duvido que uma equipa com uma base de formação tão forte consiga produzir resultados semelhantes. Gostaria de alguma vez estar enganado mas parece-me que é necessário afinar a bússola porque perdemos MESMO o Norte.

SL

Yazalde disse...

gord_illo:

excelente análise e obrigado pelo complemento de informação.