sexta-feira, 17 de maio de 2013

Jesualdo

Idealmente Jesualdo Ferreira deveria continuar a ser o treinador do Sporting. Esta minha vontade baseia-se numa ou duas ideias muito simples. Ao contrário de muitos que passaram pelo banco do Sporting nos últimos anos não é um novato e, sem ser um génio, percebe qualquer coisa de futebol. Os resultados mostram isso. Numa época normal Jesualdo estaria a lutar pelo seu posto de trabalho. Numa época como a que o Sporting teve parece o salvador da pátria. A estabilidade é importante. Quando se advinha que algumas das principais equipas do futebol português se preparam para mudar de treinador, a sua continuidade poderia ser uma arma competitiva importante, numa época que se advinha difícil.

Apesar deste meu desejo, e passando do plano dos desejos para o das possibilidades, a continuidade de Jesualdo depende, antes de tudo o resto, da sua disponibilidade em ocupar um lugar na nova estrutura do Sporting. Se Jesualdo pretender manter o pleno dos poderes e funções com que foi contrato por Godinho Lopes, a nova direcção do Sporting deve proceder à sua dispensa. Há muito que sucessivos presidentes do Sporting se têm tornado reféns dos treinadores. Não é preciso relembrar a história toda. Urge acabar com esse problema. Resolvê-lo é tanto mais fácil quanto Jesualdo é simplesmente um tipo competente. Nem especialmente bom, nem especialmente mau. Nem quente, nem frio. O problema é que o professor se tem em tanto melhor conta quanto mais se tornou num símbolo da oposição à nova ordem de coisas no Sporting. Na realidade, a Jesualdo não pode, de nenuma forma, ser oferecido o destino do futebol do Sporting: contratações, dispensas, programação, formação, etc. Ele, como qualquer outro treinador, tem que ser parte de um colectivo. Não há homens providenciais. Não há milagres. A única coisa que a nova direcção deve fazer é defender o projecto para o qual foi mandatada e não se deixar sequestrar por quaisquer pressões exteriores ou urgências inevitáveis. Se Jesualdo quiser colocar os interesses do Sporting acima dos seus próprios interesses pode ter um lugar no futuro do clube. Se optar por assegurar o seu poder, sem compreender que as condições que determinaram a sua entrada se alteraram, deve sair. Não é o Sporting que se tem de adaptar a Jesualdo. É Jesualdo que se deve adaptar ao Sporting.

12 comentários:

fernando disse...

O problema é que o professor se tem em tanto melhor conta quanto mais se tornou num símbolo da oposição à nova ordem de coisas no Sporting.
este é realmente o grande problema herdado por Bruno de Carvalho, e essa oposicao tendo o acesso que tem a parte da C.S., continua atraves de uma questao , que nem devia de ser questao, a atacar nao so o presidente , mas no fundo a por o SCP na praca publica...mas ja sabemos que a eles isso nao interessa, quando inclusive ha pessoas que tiveram altas responsabilidades no clube, e andam num programa de televisao a dizer que ganhamos a dobradinha no futsal, quando ainda há os play-offs para jogar...

Anónimo disse...

a 17 de Maio de 2013 às 18:19
Jesualdo quando saiu do Boavista a uma semana do inicio do campeonato não se preocupou q não tinha programado a época no Porto . Aceitou as regras e a estrutura . Por fim repesarem na convocatória do franky em dez .... Esgaio eric joao Mário e zezinho .l.l foram lançados antes .....

Anónimo disse...

No Projeto que Bruno de Carvalho apresentou aos Sócios previa a entrada de investidores e a consequente entrada de 20 milhões de Euros de imediato no Clube. Ao que parece não passou disso mesmo, somente boas intenções. Será que foi este Projeto, que os Sócios votaram em Bruno de Carvalho para ser Presidente do Sporting Clube de Portugal? O Tempo irá certamente responder a esta Pergunta.

Mdf disse...

Anónimo: a dinastia Roquette levou pouco menos de vinte anos para conduzir o Sporting à quase extinção. Você quer que o BC faça o mesmo em menos de dois meses. É pedir demais. Tenha calma. Estas coisas levam tempo e, sobretudo, precisam do apoio da "massa associativa", como se viu durante esse período.
Ah! e meter palavra sim, palavra não a começar com maiúscula não Confere Mais Força ao Argumento! É preciso dizer coisas que façam sentido. Percebeu...?

Thakrar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luizinho disse...

Caro Anónimo,

A si interessa-lhe a pequena trica eleitoral e política.A mim interessa-me o Sporting e o seu destino. Independentemente do que vier a acontecer vai estar sempre na sua. Esteja à vontade.

Quanto à questão substantiva dos investidores, votei no Bruno de Carvalho apesar dessa proposta. Por mim não entram investidores nenhuns no Sporting. O sporting é dos sócios e de mais ninguém. Todavia, e vamos ver o que é que acontece, se a nova direcção conseguir garantir a sobreviviência económica do clube sem investidores externos é ainda melhor do que o que ficou expresso no programa.

Mas, apesar de tudo, percebo o seu argumento. Se a defesa da saída de Jesualdo se faz em função do programa temos que exigir o cumprimento de todo o programa. Em relação a isso, dois comentários. O programa, de BdC ou outro qualquer, representa uma linha de orientação estratégica. A sua concretização depende também de factores conjunturais. Como disse no post, a continuidade de Jesualdo não me chocava, antes pelo contrário. Em segundo lugar, uma coisa é cumprir um programa, com alterações e adaptações. Outra, diferente, é segui-lo ponto por ponto independentemente das circunstâncias. Presumo que esta seja a sua linha de interpretação. Pena é que nunca o tenha visto por cá a comentar com esse espiríto zelota o programa da anterior direcção.

Anónimo disse...

Quem promete e não cumpre nunca poderá vir a ter o meu respeito, seja qual for o Presidente. De que vale ao Sporting ter um Presidente que não tem um tostão furado para investir no Clube. Penso que não serve absolutamente para nada. Vai ser mais do mesmo.

Luizinho disse...

A época dos mecenas tem que acabar, se é que alguma vez existiu. O Presidente do Sporting não tem que meter um tostão no clube. Tem que assegurar uma gestão capaz de levar o clube à concretização dos seus objectivos, que são, essencialemente, proporcionar a prática desportiva aos seus associados, e construir equipas vencedoras nos sectores de competição. Mais nada.

Petinga disse...

Nem mais, Luizinho.

Como já escrevi algures: quem me dera que o Sporting vivesse à altura das suas possibilidades e tivesse uma exploracao do futebol auto-suficiente.

Quem continua a achar que o Presidente tem que arranjar muito dinheiro de investidores também deve continuar a aplaudir de pé quando gastamos 40 milhoes em reforcos em 2 temporadas.

O conceito de "viver à medida das suas possibilidades" é algo que, infelizmente, nao faz parte do vocabulário de muitos Sportinguistas. Imagino como serao as suas situacoes financeiras pessoais.

Anónimo disse...

Se todos aqui estão contentes por ver o Sporting a lutar por lugares do meio da tabela no Campeonato. Por que é que eu hei-de me chatear com isso.

Luizinho disse...

Ó anónimo,

Quer-me lembrar o último presidente do sporting que meteu dinheiro seu (seu dele, não seu do anónimo) clube? Talvez um tipo como o Sousa Cintra tenha safado uns empréstimos sem juros em tempos de maior aperto, mas estou disposto a meter as mãos no fogo em como desde Santana Lopes que ninguém mete lá um tostão. Mas, e para concluir, se se der ao trabalho de averiguar o estado em que a maior parte dos mecenas deixaram os clubes europeus por onde passaram vai encontrar resultados surpreendentes. O Chelsea, o City e agora o PSG não valem. Arranje-me lá um bom exemplo se faz favor que é para não andarmos aqui em abastracções alienantes.

Anónimo disse...

Caro Luizinho,

O Sporting não precisa de perder a maioria da sua SAD para os investidores, julgo que essa situação de perder a maioria da SAD só ocorrerá em caso extremo, numa situação de Pré-insolvência do Clube. O FCPorto tem, salvo erro, 40% da sua SAD e o resto foi comprado por investidores, julgo que alguns são empresas brasileiras, e no entanto continua a ser o maior acionista da SAD e não perdeu o controle da mesma. Não entendo porque é que o Sporting ainda não conseguiu encontrar investidores para a sua SAD, num modelo semelhante ao do FCPorto. Este Clube, O Sporting, tem mais de 100.000 Sócios, tem cerca de 3 milhões de adeptos, tem seguramente uma das melhores escolas de formação do mundo ao nível do Futebol, não entendo esta dificuldade em arranjar investidores para a sua SAD. O FCPorto com este modelo da sua SAD já leva 27 Campeonatos, tem seguramente talvez o maior Orçamento do Futebol Português. O Sporting não há maneira de conseguir modernizar-se e adaptar-se aos tempos modernos do Futebol.