terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Síndroma de Estocolmo

In politics, the Stockholm syndrome is the predisposition of a politician to feel grateful for harsh criticism from opponents and the public in general. In Portugal, the Minister of Finance Vitor Gaspar spoke on Parliament on September 2012, praising the huge street protests against his austerity measures, and the amazing dignity of the protesters, referring to the protesters as "the best people in the world".


O síndroma de Estocolmo, define-se como um estado em que a vítima se procura identificar com o sequestrador e até o defende, mesmo depois do fim do sequestro.
Parece que dentro do universo sportinguista esta síndrome tem uma existência notável.
A doença ainda não está estudada no campo desportivo, ao invés do campo político, como acima citado, mas decerto existe aqui uma semelhança da doença no campo político, para o desportivo.

Durante meses, desconhecia o porquê da situação que se vive no clube, mas a minha descoberta nesta doença veio explicar muita coisa e fazer com que as coisas já façam sentido.

P.S.: no texto citado, experimentem substituir política por desporto, Vítor Gaspar por Godinho Lopes e alterar o texto em consequência.
Agora imaginem que além dessa situação, existem sportinguistas que também sofrem da doença.
O resultado só pode ser um presidente que sofre do síndrome de Estocolmo na espécie política/desportiva e uma parte de adeptos que sofre da mesma síndrome enquanto vítimas.

3 comentários:

Luizinho disse...

Ó Yazalde, não sei se percebi bem o que é que queres dizer, mas parece-me que estás a ver tudo ao contrário. Ou seja, não foi o povo português que sequestrou Vitor Gaspar. Quanto muito pode-se falar da Síndrome de Estocolmo a propósito daqueles, e tu sabes quem eles são, que mesmo sendo prejudicados pela política do Gaspar o continuam a defender. O mesmo raciocinio se aplica ao Sporting. Os efectados pela Síndrome de EStocolmo são os que estão agradecidos a Godinho Lopes pelo "trabalho" que tem estado a irrealizar no clube. Na política portuguesa, um melhor exemplo da Síndrome de Estocolomo seria a forma como alguns, entre os quais o Vitor Gaspar, estão gratos em relação à troika, que os/nos, amputou da nossa capacidade de escolha política e económica. Ou seja, os que estão gratos por estarem sequestrados.

Anjo Exterminador disse...

Foi essa a leitura que fiz do texto do Yazalde.

Yazalde disse...

Não. Era mesmo isso. O síndrome quem o sofre é a vítima, não o sequestrador. No caso concreto, a vítima são os sportinguistas, e alguns destes sofrem da doença. Mas também quem deve sofrer da doença é o Godinho, na vertente da doença no campo politico. Ou seja, ele é como a menção ao Vítor Gaspar, apesar de ser apupado e insultado (com razão) continua a agradecer a quem lhe faz isso, é uma versão de síndrome ao contrário.