terça-feira, 3 de abril de 2012

AG do clube dia 24 de Abril (a não faltar)

A direcção do SCP resolveu tomar a atitude decente e marcar uma AG do clube para discutir a alienação do estádio em favor da SAD.O que vai ser submetido ao escrutínio dos sócios não é a passagem do estádio propriamente dito para a SAD mas antes a aprovação de um empréstimo de cerca de cinquenta milhões de euros para levar a cabo um aumento de capital da Sporting Património e Marketing. Segundo entendo, e não estou seguro de que o meu entendimento esteja correcto, o que se passa é o seguinte. O Sporting pede o empréstimo para aumentar a sua participação na SPM. Com esse dinheiro liquida um empréstimo de igual montante da SPM. De seguida passa o Estádio para a SPM que por sua vez passa para a SAD. Estou certo?
Então o Sporting fica com um empréstimo de cinquenta milhões por pagar, uma posição maioritária na SPM que por sua vez vai ser integrada na SAD que sabemos encontrar-se à procura de investidores. Tudo isto, em função de uma operação meramente contabilística que visa assegurar a solvabilidade da SAD. Isto é, aquilo que pode ser uma mera operação contabilística vai-se transformar numa dívida de 50 milhões para o clube e um estádio para uma SAD à procura de investidores externos. Percebo bem?

2 comentários:

Barbosa disse...

Pois eu também tenho muitas dúvidas neste processo, mas "decente" o tanas! Isto só vai a votação dos sócios, porque "4. Assim, e mesmo mantendo-se as mesmas responsabilidades bancárias no perímetro consolidado do Sporting Clube de Portugal, tem plena aplicação o nº 1 do artigo 42º dos Estatutos, na medida em que, por um lado, esse empréstimo excede 20% do orçamento de despesas do ano anterior (alínea l)) e, por outro, os compromissos financeiros excedem, em 10%, os orçamentos ordinários e suplementares vigentes (alínea m))" não fosse isso já lá ia...

Relativamente ao resto, ainda que tenha pouca relevância para a conclusão, diria que o Sporting tem os 100% da SPM. E esta já contém o estádio (não vem de mais lado nenhum). Com o aumento de capital ser feito em parte pelo Sporting e Sporting SGPS, já não sei como ficarão as % (a SGPS é 100% do Sporting?).

Mas no que realmente interessa, infelizmente, acho que a tua conclusão é correcta...

Sporting até morrer disse...

A AG está marcada, não com o intuito que se desejava, o de debater a passagem do estádio para a Sporting SAD, mas "apenas" para discutir o pedido de empréstimo de mais uns quantos milhões.

Quero ouvir da boca da Direcção quais as razões que nos levam a ter de fazer novo pedido de empréstimo quando ainda aguardamos pelo resto dos 100M prometidos aquando da vitória nas eleições.

A espiral do défice continua e de empréstimo em empréstimo o clube vai sendo enterrado em dívidas e que me leva a crer que seja possível a sua viabilidade num futuro próximo, com esta ou com outra direcção.
Só mesmo a entrada de um mecenas poderá ajudar a inverter este afundamento do clube...mas duvido que ele exista.

SL
José