quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Glória, petróleo, gás natural e soluções das arábias

Toda a gente perora sobre a necessidade de encontrar capital que ajude o Sporting a sair do buraco financeiro e a sustentar a sua actividade. Parece que o pequeno percalço da falta de fundos e da falência técnica foi obra de há bocado. Parece que não houve sucessivas direcções desde há perto de duas décadas que afirmaram ter "descoberto" a solução para este problema para logo se provar que falharam redondamente. Inclusivamente a actual.
Mas, de repente, volta-se a falar de forma muito acalorada em tudo isto. Árabes e russos estarão a espreitar o "negócio". Angolanos e chineses são também hipótese. Um ex-dirigente preconizava que é preciso algum endinheirado que goste do clube e se chegue à frente. Isto diz bem da qualidade dos dirigentes que têm passado pelo Sporting.
Neste contexto, deixo aqui uma série de perguntas, daquelas singelas, que decerto vão merecer comentários veementes e análises complexas e acaloradas...
Será que alguém se lembrou de pedir o dinheiro necessário aos sócios e adeptos do Sporting? Será que ainda há alguém que se lembra de que há sócios e adeptos do Sporting, capazes de tudo pelo Clube? Acham que haverá alguém que goste do Clube mais do que os sócios e adeptos do Sporting? E já alguém fez as contas para apurar quanto seria, de facto, necessário e durante quanto tempo para recolocar o Sporting numa situação financeira saudável? Será que alguém alguma vez pensou a sério nisso? E será que o contributo dos sócios e adeptos não poderia ser significativo ou mesmo decisivo? Alguém sabe, de facto?
Já alguém analisou as razões pelas quais estas contas nunca foram feitas e os sócios nunca foram chamados a contribuir para uma solução financeira do Clube? E já alguém tentou perceber as razões fundas pelas quais, logo que a bola bate na trave, os sócios e adeptos do Sporting se afastam? Não será que os sócios se afastam porque sabem que não têm voz no Clube e que o que se cozinha nos gabinetes da SAD tem um único objectivo: sacar-lhes o que puder ser sacado, seja como for, sem lhes dar nada a não ser o privilégio de serem "sacados"? E será que os dirigentes (os actuais e os anteriores) imaginam que a gente não sabe que o saque é feito em nome da nossa paixão, mas que, do outro lado, sabemos que essa paixão não é de todo correspondida? Lembram-se da "Operação Lugares de Leão"?
Sem sócios e adeptos com voz activa no Sporting não há, nem nunca haverá, solução para o Clube. Com ou sem árabes, chineses ou russos, sem sócios e adeptos com voz activa, o Sporting vai descer ainda mais baixo e, a nós, restar-nos-á recordar os bons tempos, os tempos de glória e dos grandes feitos. Os tempos em que o Sporting era dos sócios...

9 comentários:

MaximinoMartins disse...

Há uma coisa que parecem estar a esquecer, mesmo noutros tempos, o Sporting viveu sempre de algum dinheiro de Meçenas...
Os sócios do Sporting, antes como agora...pagam as aquotas (os que as pagam...) e isso nem por sombras dá para uma amostra das despesas...
Pedir aos sócios...mas a que sócios...?
A mim e a outros como eu que fazem sacrificio até para pagar as quotas e ir aos jogos (fazendo quase cerca de 200 Km por jogo...)...é a nós que vão pedir os milhões que faltam para pagar os prejuizos e manter o Clube na ribalta...?
Sonhar até nem custa muito...o que custa é acordar e ser colocado perante as realidades...!!

Anjo Exterminador disse...

Sinceramente, Maximino Martins, não percebo este comentário... O Sporting perdeu dezenas de milhar de sócios! Dezenas de milhar, entendeu? Foi, creio, o clube com mais associados.
Você está-me a chamar sonhador por pensar que os sócios podem e devem ter um papel determinante no ressurgimento do Sporting? Percebi bem?
Então o que é a "realidade" para si? Será vir um investidor estrangeiro meter dinheiro, ir buscar as mais valias aos adeptos "realistas" como você se pretende apresentar e se depois não conseguir a mais valia pretendida pôr-se a milhas, vender o clube ou levá-lo para uma situação de falência como acontece nos clubes ingleses de que o Luizinho trouxe aqui alguns exemplos? É nisso que você quer o Sporting Clube de Portugal acabe?!! É isso que você quer para um Clube com os pergaminhos do Sporting?!
Com quem é que você pensa que os investidores vão recuperar os seus investimentos eventuais no Sporting? Com os sócios do Estrela da Amadora ou do Caçadores das Taipas??!!!
Então e se é sempre só com os sócios e adeptos do Sporting que se tem de contar, por que não mobilizá-los antes para uma solução em que sejam eles os investidores ou, pelos menos, os garantes de uma parte do investimento necessário? Por que raio é que esta solução é tão irrealista??!!
Os mecenas (mecenas!) que tivemos anteriormente foi gente que não cobrou mais valias. Eram outros tempos, sabe... Podiam ter outras agendas, mas certamente que não foi o lucro que os motivou.
"O que custa é acordar e ser colocado perante as realidades" diz você. Quem é que anda a dormir há 15 anos...?

jon cena disse...

o manchester united e city teem dono estrangeiros, o chelsea, o psg, e por aí adiante..vao la perguntar aos socios dessas equipas se se preocupam com a equipa ser gerida por um estrangeiro.

KDrogba disse...

Ainda bem que deixaste o Real e o Barça de fora dessa comparação... Mmmm, boa!!! Já agora, ó espertalhão, vai lá perguntar aos sócios do Real e do Barça se se importam de serem donos do clube...
E, já agora, aproveita e pergunta aos sócios do Chelsea ou do Man City de que é que eles são "sócios" mesmo...?

Mdf disse...

Ai que lá se nos vão os mecenas...!

Anónimo disse...

por acaso muitos adeptos do manchester united não gostaram da ideia e até fundaram um novo clube.mas esses tem coluna vertebral...

Anónimo disse...

É o que nos espera... o Clube Portugal Sporting. Resta saber de quem é a marca...!

Tiago disse...

O que expresso aqui: http://www.forumscp.com/index.php?topic=43532.msg1818008#msg1818008

é a minha opinião há já algum tempo.

Mdf disse...

Inteiramente de acordo! Subscrevo.