quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Wolfswinkel - Prince of Portugal

Para ler a entrevista dada pelo Ricky van Wolfswinkel a um blog Holandês. Gosto da sua espontaneidade. Gosto da sua transparência e humor. Gosto que goste de Lisboa (esta era fácil!). Gosto que já saiba falar Português fluentemente, assim como a namorada. Gosto que já tenha marcado 13 golos em meia época. Gosto que diga que pode facilmente cumprir todo o contrato em Alvalade. E gosto também que tenha deixado algumas declarações para reflectir:

"(...) It’s weird, with Utrecht when I was there, whenever we lost a game some fans would yell horrible stuff at me on the streets. That is unthinkable here. People pay you the greatest respect.” (...)"

Será que andamos a ficar demasiado brandos com os jogadores?

“You know a huge difference with Holland….? In Holland, they say “you play like you practice…” Hence my coaches at Utrecht being livid if I tried something flash. Here, they hardly train. It’s all focused on being in the zone on matchday. I love it! We practice an hour a day. Stretching, a bit of fooling around. A bit of tactical stuff. Done! And before the matchday, it’s massages and all that. Hours long! Lovely, haha. I hate practice and everyone here does.

Ainda que logo de seguida constate que os clubes Portugueses encavam sempre os Holandeses, não é estranho o método de treino referido? Não pode isso explicar alguma coisa sobre o nosso futebol?

6 comentários:

Barbosa disse...

Complemento de leitura: http://www.ojogo.pt/28-25/artigo967341.asp

Luizinho disse...

Não acho mesmo nada. Pelo contrário, é mesmo importante os jogadores sentirem-se bem e pelo que ele próprio diz, não é do tipo de gostar de gritos e pressão. E se os jogadores não gostam dos treinos, não é melhor torná-los agradáveis? Para além disso a ideia chave é estar na "zone" para os dias de jogo.
Gostei foi de saber que namora com a filha do Neeskens, que gosta de Lisboa e que acha que o ambiente no Sporting é mesmo competitivo e que já fala português.

Barbosa disse...

lol exacto, se não gostam de treinar, o melhor é não treinar, ou treinar pouco, para que os jogadores se sintam bem! Muito bom!

Luizinho disse...

Antigamente o treino ideal era sobretudo corrida e exercício físico e pouca bola. Esse método não só foi ultrapassado como desacreditado. Depois, talvez nos últimos 15 a 20 anos, passou a ser dominante a simulação de situação de jogo e, sobretudo, muita bola. Em Inglaterra, onde o calendário competitivo é mais intenso, também se treina pouco, já que se está sempre a jogar. Não percebo nada de metodologias de treino mas se houver uma forma de os gajos estarem em forma, tacticamente preparados e felizes ao mesmo tempo não tenho nenhum problema com isso.Mas, lá está, não percebo mesmo nada de metodologias de treino. Mas não acho que o sacríficio seja condição essencial para o sucesso, ainda que o esforço e o trabalho o possam ser.

Barbosa disse...

Nem eu percebo nada de metodologias de treino, mas 1h por dia parece-me manifestamente pouco. "(...) mas se houver uma forma de os gajos estarem em forma, tacticamente preparados e felizes ao mesmo tempo não tenho nenhum problema com isso.", concordo, mas neste momento só a parte do felizes parece estar a ser cumprida.

Barbosa disse...

Relativamente ao ponto 1, vejam a reacção dos tripeiros, quando perdem o 1º jogo ao fim de 52 sem perder para o campeonato: http://maisfcporto.com/jogadores-do-fc-porto-e-adeptos-envolvidos-fisicamente/ (desculpem a origem do link, e protejam-se de eventuais vírus :P)