Sei que alguns dos meus companheiros aqui da Roulote me vão, se calhar, desancar com o que vou dizer, mas em coerência com aquilo que escrevi a propósito do tratamento dado ao Sporting nos orgãos de comunicação, não posso deixar de lamentar profundamente as declarações do Paulo Bento a propósito da arbitragem do jogo com o Porto.
Basta dar uma espreitadela às capas dos jornais para perceber que nas redacções se devem ter rebolado a rir com o pretexto.
Primeiro, as palavras de Paulo Bento são completamente descabidas. Poderia ter usado a ironia, a metáfora, poderia ter dito o que entendesse, mas não, de todo, aquilo que disse. Bento não é uma pessoa qualquer e não pode dizer qualquer coisa, a quente, a frio ou a semi-frio...
Segundo, foi um pretexto óptimo para os árbitros e a comunicação social se terem "amandado" a ele e ao Sporting. Como disse na posta anterior, o Sporting é mal tratado na comunicação, sem necessitar de pretextos. Com pretextos então é limpinho: lá vem mais um chorrilho de ataques contra o SCP. A juntar ao resto que habitualmente nos fazem. O próprio Paulo Bento sabe bem o que a casa gasta. Por isso esta cena era ainda mais escusada.
Terceiro, continuo a não perceber porque tem de ser o Paulo Bento a assumir sempre o odioso do que se passa com a equipa. Não se arranja por lá um pateta qualquer (o Sporting está cheio deles!) que diga umas barbaridades --que as diga, se for caso disso, portanto!-- sem o Sporting ter de levar com processos, nem isso desencadear reacções dos árbitros, da imprensa, etc? Ou será que o PB se sente tão à vontade, tão à vontade dentro do Sporting que sabe que até ele pode prejudicar o clube porque nada lhe acontecerá? O estatuto de Ferguson também lhe permite isto?
Quarto, hoje ouvi um jogador do Leixões dizer que apesar de tudo o que foi dito, espera que não haja nenhuma actuação da arbitragem em Alvalade que prejudique a sua equipa. É que a pressão sobre os árbitros em Alvalade, preconizada pelo Bento pode ser lida também como uma tentativa de pressionar de forma ilegítima os nossos adversários, ou de tentar condicionar a actuação dos árbitros para que tenham um comportamento fora das regras com os nossos adversários.
Justamente aquilo que a gente se queixa que nos fazem a nós.
Será que ninguém pensou que o fairplay é uma faca de dois gumes? Ou seja: temos de exigir o uso de fairplay connosco, mas nós também temos de fazer o mesmo com os outros...
Realmente só podia ter sido escrito por um ANJINHO.
ResponderEliminarMas este gajo tem razão é "anónimo". A propósito, porque é que não assinas os teus "comentários"? Tás com medo de levar um pão nos cornos? Então é por isso que achas bem o que o Paulo Bento disse?!
ResponderEliminarEste "anónimo" é totalmente bronco e tapado... Pena, tem um nome tão giro!
ResponderEliminarAnjo Exterminador,
ResponderEliminarNuma situação normal eu dava-te total razão. Mas numa situação normal o Paixão (ou o Brenquerença) não seria nomeado para um jogo do SCP, até porque não seriam árbitros de 1ªdvisão. Numa situação normal o nosso presidente não acolhia em sua casa, de braços abertos, o bandido nº1 respinsável por lhe assslatarem a casa vezes sem conta. Por aí fora..
Primeiro, ele já usou várias vezes várias figuras de estilo. Cansou-se de ver o filme a se repetir. De tanto participar na palhaçada ele próprio sentiu-se um palhaço e resolveu abanar a tenda! E dizer um basta! a frio não é do seu feitio. Deveria ser? Sim, se fosse uma situação normal.
Segundo, como tu dizes o Sporting é mal tratado na comunicação, sem necessitar de pretextos. Portanto, com ou sem pretexto uma coisa é certa: o sporting está mais do que preparado para se (de)bater face a esses pretextos. Basta-se focar na quetão da arbitragem (e nao neste jogo em particular) que é o que está em causa. Venha o debate sobre "o que mudou com o Apito Final", só pra dar um tópico possivel! É - pela porta errada talvez - um motivo pro Sporting REAGIR a sério(o que nunca fez e, apesar da duvidar que o faça, há sempre a esperança).
Terceiro, há que distinguir duas coisas no discurso de Bento. Há a parte em que ele fala de pressionar os árbitros de forma menos simpática e há outra. Nessa parte do "criar mau ambiente" confesso que também não concordo. É a tal faca de dois gumes que falas. Na outra, obviamente que apoio.
Concordo contigo que isto poderá vir a ser prejudicial e mque podia haver um pateta a falar por ele. Mas há desvantagem de as coisas ditas por patetas serem vistas como uma... patetice. Certo, povavelmente o preço pela "ousadia" do Fergusson do risco-ao-meio vai sair demasiado cara a curo prazo.
Enfim trata-se de dois campos de luta: o da honra e o da verdade desportiva e o do sucesso no campeonato. Mesmo se estrategicamente penalisador neste ultimo foi um erro pelo qual não lhe lamento.
SL!
...agora realmente é galo: é que dos únicos elementos que podem de facto ser penalizados o treinador é um deles. Tudo o que seja chefia e dirigente (tipo a "baixa direcção"; porque a "alta", como sabemos cumpre sempre a etiqueta) poderia vociferar o que bem lhe dê na galheta que, por mais pesada que fosse a pena, ele depois voltaria a poder entrar no estádio como cidadão comum. Nessa perspectiva foi de facto muito mal pensado.
ResponderEliminarOi menina MERCHE ROMERO!!!
ResponderEliminarNome mais bonito que o da menina não existe.
Sua boazona!!!
O NEMÁTODO DO PINHEIRO é um piolho?
ResponderEliminarEsta é a primeira vez, não me levem a mal.
ResponderEliminarJá leio este blog há algum tempo, esta no meu top 7.
Desculpe discordar do post mas as palavras do PB não são nada descabidas, são verdadeiras e ponto.
Se isto é pressão sobre os arbitros eu concordo que seja feita porque se nada se fizer estamos bem tramados.
O fair play não é uma faca de dois gumes, no que toca ao nosso clube só tem um e muito bem afiado há mais de 25 anos.
Mas sou obrigado a concordar que não deve ser o PB a carregar com tudo, esta Direcção não pode ser tão autista em determinados assuntos.
O mais importante é quer se goste ou não, disto ou daquilo no SPORTING, é preciso estar preparado para o que aí vem.
A verdadeira luta começou agora e eles vão fazer de tudo para nos encostarem as cordas.
Cumps a todos e continuem que vão bem.
Um dia ainda tenho que descobrir se a Última Roulote existe mesmo, isto de viver a quase 500Km do clube não é facil.
S.C.P. SEMPRE
Gnitrops
Só um comentário curto sobre este assunto dos estados de alma do Bento. Independentemente das opiniões que cada um tem sobre isto, a verdade é que o Sporting não ganha nada com esta situação e vai ficar com o treinador a ver o jogo na tv.
ResponderEliminarNa contabilidade deste processo ficamos com um enorme prejuízo (mais um!) que era escusado. Repito: independetemente das opiniões que cada um possa ter sobre este assunto.
Toda a gente critica uma falta ou uma expulsão escusada de um jogador, que só pode prejudicar, e muitas vezes prejudica, a equipa. Estamos perante uma situação semelhante.
E o olhem que o Paulo Bento não é nenhum jovem jogadorzinho cheio de sangue na guelra...
Concordo no essencial, mas tenho de apoiar as declarações do PB.
ResponderEliminarO meu lamento como no outro post foi que as declarações nao deviam de partir dele mas de alguem da direcção.
Como se vê, agora é provável haver um castigo e quem se lixa é o Sporting. Mas se temos o Sporting a proteger e não existe ninguém acima que defenda os interesses do Clube, lá tem de vir o treinador fazer esse papel. Também lamento que tenha de ser PB a fazê-lo.
Gnitrops,
ResponderEliminarA última roulote é apenas uma emanação virtual das conversas que têm lugar no último dos estabelecimentos da zona das roullotes: Espírito Santo da Beira Alta. Apareça um dia destes e pague-nos uma cerveja.
A CULPA NÃO FOI SÓ DO ÁRBITRO. ATÉ FOMOS MUITAS VEZES BENEFICIADOS: PENALTY E EXPULSAO PERDOADA AO ROCCA POR AGRESSÃO, PENALTY DE POLGA SOBRE HULK NÃO ASSINALADO, PENALTY DE PATRICIO E AGRESSAO DE CANEIRA NAO ASSINALADOS!
ResponderEliminarpq nos queixamos tanto? ninguem faz perguntas tacticas ao bento? ele nao tem responsabilidades? é só o arbitro?
por isto tudo é que nunca passamos de ganhar umas taçinhas...
Se calhar o risca ao meio faz este estardalhaço todo por causa da arbitragem para cobrir as asneiras dele. E depois como o pipinho o acha o máximo, o homem até se convence que é bom treinador...
ResponderEliminarAndamos nisto, de embuste em embuste até ao embuste final!!
SL
Estamos numa situação que todos conhecemos, não é nova e que é a total ausência de responsabilidades de quem deve defender os interesses do clube(e da verdade desportiva) e que resulta - como bem disse o leão da estrela - em negligência. Nisso tamos todos de acordo e já foi discutido antes. O que tamos aqui a discutir é a ultima das facturas dessa negligencia. É saber, se o que o Bento disse, valeu ou não a pena (sublinhe-se aqui a pena).
ResponderEliminarE, volto a repetir, apesar de achar compreensível mas desnecessária as declarações sobre "o mau ambiente que deve ser criado", no resto discordo com o Anjo Exterminador:
Os pontos que se perdem no campeonato por um eventual castigo a PB recuperam-se em pontos ganhos pelo respeito ao PB (eplos jogadores e até pelos adeptos) e ao clube, pela honra e na luta pela justiça desportiva.
Não se ganha nada é se andarmos todos calados como se nada se passasse.
Discutir se o risco ao meio é um bom técnico ou quanta asneira fez no jogo já é outra conversa que não tem nada a ver.