quarta-feira, 11 de março de 2009

O Povo é sereno*

Estou com Dias da Cunha no apelo à calma. Não vale a pena neste momento estar a exigir cabeças nem penteados. Faltam 3 meses para as eleições. Soares Franco já disse que não se recandidata. Paulo Bento está em fim de contrato. A época de transferências vai abrir. O que é fundamental neste momento é pensar no que foram estes últimos 13 anos no Sporting. Quais foram as continuidades e rupturas dos últimos 3 com Soares Franco na presidência? O que é que queremos para o clube? Três meses é algum tempo. Depois é ter esperança que toda esta gente tenha vergonha na cara e não se candidate a coisa nenhuma e deixe o espaço para que visões alternativas para o clube apareçam. Estou tão enojado com isto tudo como toda a gente. Mas quem nos lê sabe que eu já ando farto disto há uns anos. Não é agora que me vou por armado em excitadinho, como se nada disto não fosse mais ou menos previsível. Deixo-vos com uma citação do site da SAD. É isto que temos de avaliar e decidir se queremos continuar a apoiar ou não:

As acções integradas neste novo ciclo ficaram conhecidas como “Projecto Roquette”, entendido globalmente como uma dinâmica de modernização do Clube em três frentes: a desportiva, com racionalização e valorização de meios através de formas actualizadas de funcionamento; a patrimonial, capaz de proporcionar a transformação de bens inertes em estruturas desportivas e multifuncionais rentáveis; e a organizacional, caracterizada pelo funcionamento de todo o Clube de forma inovadora, conjugando a dedicação com a profissionalização de acordo com as condições reais, valorizando o presente sem hipotecar o futuro.


É ter calma consócios. O Projecto Roquette morreu! Viva o Sporting Clube de Portugal!



* Acrescento às 13:17 - só agora é que vi que a Ofensiva já tinha utilizado a mesma expressão para titular o seu post. As desculpas pelo plágio involuntário.

12 comentários:

  1. Óbvio que isto não é surpesa. Mas se morreu é enterrar o defunto antes que o cheiro se entranhe. TrÊs meses de auto-gestão qual é o problema? Infelizmente a serenidade às vezes transforma-se em anestesia que é soro fisiológico deles.

    ResponderEliminar
  2. as nossas épocas acabam sempre da mesma maneira, a jogar em casa, ficando em 2º lugar a canatar "até morrer sporting allez" ... enfim, titulos no campeonato ... nem ve-los.

    ResponderEliminar
  3. O Sporting precisa de um 25 de Abril. Está na hora de dar um murro na mesa, de acabar com este marasmo, com esta passividade que interessa a quem governa o clube, tal como interessava a Salazar ter o povo adormecido e acomodado enquanto governou.

    Soares Franco e seus correligionários têm uma estratégia que com este resultado pode ser abalada. Não existem vagas de fundo mas há vazios de poder. Para esta linha não interessa debater o clube, nem interessa que ninguém apareça neste momento, tal como não interessa antecipar eleições. Todos os putativos candidatos estão na estrutura de Franco. Essa linha interessa aos bancos, aos oliveiras e a outros interessados, menos ao Sporting. Criando-se um vazio de poder irá emergir um candidato naturalmente saído dessa linha, com um discurso um pouco diferente, mas com a mesma política. Por isso ninguém quer antecipar eleições, por isso o debate tem sido adiado, por isso os silêncios comprometedores ao anúncio de Franco, por isso as sucessivas declarações e entrevistas de Franco após ter dito que já não era noticia, na tentativa de condicionar o terreno.

    Com esta catástrofe poderá suceder que tudo isto se altere e uma nova via apareça e salve o nosso clube.

    Essa via, está descrita neste brilhante post do LeãoDeAlvalade, a Norte de Alvalade.

    "O Sporting não precisa de alguém com um apelidos de 2 consoantes ou com o “de” a separá-los. Precisa de um grupo de gente competente na sua área (Administrativa, Financeira, Desportiva) e que ame o seu clube. Notáveis somos todos nós."

    ResponderEliminar
  4. Desde há quinze dias que acordo todas as noites às 5 da manhã horrorizado. Tenho tido insistentemente o mesmo pesadelo: Conferência de imprensa em Alvalade para anúnciar a renovação com o Paulo Bento.

    Hoje desde que cheguei ao trabalho que não consigo parar de fazer refresh na página do maisfutebol de 5 em 5 minutospara ver se o PB já foi despedido.

    Can someone put me out of my misery?!?!?!?!?!

    ResponderEliminar
  5. Boas notícias para o Zbordem:

    UEFA implementa prémios às equipas por golos sofridos. Se houver retroactividade o Sporting arrisca-se a encher os cofres à custa do histórico registo europeu desta época.!!

    LOLOLOL

    LALALLALALALALALA...só eu sei pq fico em casa...

    ResponderEliminar
  6. No seio leonino:

    "No News. Bad News."

    ResponderEliminar
  7. Paulinho,

    eu não tenho problemas com a auto-gestão. Apenas acho que eleições antecipadas neste momento não fazem muito sentido. Não estamos a meio de um mandato nem a meio de uma época. Faltam 9 semanas e meia, mais coisa menos coisa, para este filme porno-gore série Z conhecer o seu epílogo, ou pelo menos assim o esperamos.

    Primeiro anónimo,

    O sporting allez não era uma glorificação da derrota (mas também podia ser). Apenas a manifestação de um sentimento e esperança que tenho. Se no plano patrimonial o projecto roquette já se tinha revelado um fiasco, se no plano organizacional o projecto roquette já se tinha revelado um fiasco no plano desportivo o debate ainda se mantinha. e eram os segundos lugares e os recordes de merda sucessivos que sustentavam a parte desportiva do projecto, que por sua vez foi sustentando ao longo, especialmente, dos últimos três anos a verdadeira carnificina de que o clube foi alvo. Acho que este resultado desportivo é, ou pode ser, a machadada final no projecto. Daí o Sporting allez. O clube pode voltar a ser nosso e isso, num momento de desilusão, tristeza e raiva, apesar de tudo anima um gajo.

    A propósito do comentário do Leão Transmontano gostaria de salientar apenas duas coincidências. foi a 28 de Maio que a direcção da sad, em estreita colaboração com a direcção do clube, tentou acabar com a democracia e o associativismo no Sporting. Hoje dia 11 de Março podemos estar a assistir à viragem da maré. Justiça poética no mínimo.

    Finalmente acho que nas próximas duas ou três semanas não termos grandes notícias será um óptimo sinal.

    Repito: O Projecto Roquette Morreu! Viva o Sporting! (direitos de autor e saudações leoninas em especial para o De Francheschi)

    ResponderEliminar
  8. ya, compreendo o que dizes e concordo. mas isto, infelizmente, pode ir abaixo caso alguém da "linha franco" vença as eleições, se muitos abrirem os olhos a tempo pode ser que isso aconteça.

    esperemos que um rogerio alvez ou outro não vençam as eleiçoes, se não ... já fomos.

    ResponderEliminar
  9. Claro que sim. Quando dizes que «isto, infelizmente, pode ir abaixo caso alguém da "linha franco" vença as eleições» tens toda a razão. Mas por isso é que coloquei em cima da mesa a questão do Projecto Roquette. é isso que tem de ser o objecto central de debate nas próximas eleições. Discutir cabeças (Soares Franco) ou penteados (Bento ou Veloso) não nos vai levar a lado nenhum e pode ajudar que gajos como o Rogério Alves venham com a conversa da mística e da paixão mantendo no essencial as políticas que têm sido cruelmente aplicadas ao clube nos últimos anos. Por isso também acho que eleições antecipadas neste cenário não nos vão levar a lado nenhum.

    ResponderEliminar
  10. Sugiro esta pérola do Valete. Sempre é mais original...

    http://www.youtube.com/watch?v=7eLKOa12viY

    Saudações leoninas.

    ResponderEliminar

Travassos e bifanas