domingo, 6 de dezembro de 2009

O clube dos simpatizantes

O clube de carnide volta à carga com a cantilena dos seis milhões. Mas que desta vez, segundo um - e passo a citar desta vez sem me mijar a rir - estudo independente

ora, como dizia eu ainda agora antes de me ir limpar à casa de banho, eles são agora 14 milhões. Na verdade afinal são só 5 milhões em Portugal, mas como a notícia não podia ser dada assim do pé prá pata, toca de dizer que 'somos 14 milhões' contaminados pelo mundo.
Sabemos que esta laracha dos 6/14 milhões é um mal necessário. Sem ela a massa adepta lampiã esvaziava-se num instante. Assim, lá vão eles enchendo o peito para ter forças e se irem aguentando agarrados à sua identidade decadente.

O único estudo recente independete (nem que seja por se saber quem o fez) que conheço é este. Aqui se afirma que os benfiquistas não passam dos 2,2 milhões cá dentro (o SCP terá metade) e 700 mil na Europa (igual ao SCP). Este estudo parte de uma premissa fundamental que é saber quem é de facto adepto, i.e. só quem se interessa minimamente por bola ou desporto é que é um adepto. O resto são tristes inevitabilidades de um país bruto e bi-macrocéfalo .

Quando era mais puto tinha a teoria de que o benfas era o clube dos simpatizantes. A sensação de que quem era do Sporting era mesmo! Não podia viver uma vida sem o clube dentro dela. Não que não houvesse a mesma paixão do outro lado. Isso, infelizmente pra todos, há. Acontece que a percentagem daqueles que nunca viam um jogo de bola ou para quem 'o Vinha' era um terreno agrícola pronunciado por um filho de emigrante, era sempre muito maior no lado galináceo da nação. Este estudo vem corroborar a minha teoria. A avó, o carlos da mercearia, etc., são do benfica por simpatia. Esta gerou-se não pela vivência e identificação mas por mecanismo de comodidade. Já pensaram no martírio que era pra quem não gostava de futebol, dizer que não tinha clube? Em casa levava uma chapada, na rua ia brincar aos médicos, e no trabalho era ostracizado. Não dava.. a solução encontrada era responder com um falso sorriso "Sou do benfica"; e pronto, uma vez dentro do anonimato lampiónico, cessavam-se as interprelações e a vida continuava na paz do senhor.
Hoje, ao ligarem pra casa duma pessoa e lhe perguntarem por que clube torce, só há duas maneiras de saber se ela é verdadeiramente adepta ou não. Uma é perguntar-lhe directamente. Mas para quem não está para isso ainda há outra. Se não for, muito provavelmente responderá "sou do benfica". Mas, desta feita, sem um sorriso nos lábios.

5 comentários:

Anónimo disse...

Eles são muintos
Sempre foram muinto cagões e neste aspecto até cagam milhões
Com o doseamento do pó ainda agarram os restantes 6 milhões de Portugueses
E mais não digo para não perder tempo com a xafordice que é o clubezeco de carnide

Joao disse...

Este ano vale bem a pena.
Nem que seja para ver estes aziagos verduscos.

Anónimo disse...

? Nunca tinha lido nada escrito por um Porco encarnaduxo.
Ainda por cima com "nome" de João?será o joão Ratão
Mais um que não veio ao mundo da forma Normal mas sim pelo buraco Redondo

Anónimo disse...

É pá gostei á brava da izibição Do Milhafre antes do iniçio do encontro com a Académica,O animal não quis pouzar mais uma vez em cima da merda
Sou obrigado a dizer que J.J. é mesmo muinto bom treinador,conseguiu ter 2 G.Redes no jogo com a Académica.
O R.Nereu jogou a favorecer o clube do seu coração

Joao Fernandes disse...

Notícia extra: o sporting ganhou um jogo!

O Mafra agora já está um pouco mais apreensivo...