quarta-feira, 24 de junho de 2009

A Sábia Escolha de Palavras

No outro dia ao passar os olhos pela informação disponibilizada no site da CMVM, descobri o relatório e contas da sad relativo ao 3º trimestre da época 2008/2009, que pode ser consultado aqui.
Ao ler a página 28 do relatório, reparei no adjectivo usado para definir a nossa campanha na liga dos campeões. O adjectivo usado foi "meritório".
Ao consultar um dicionário de português, para ver o real alcance da palavra atribuído pelos linguistas e filologistas da língua portuguesa, pude resumir a definição de meritório como: "Digno de louvor ou de recompensa; Que merece um prémio ou elogio."
Acredito que foi por isso que os adeptos leoninos quiseram ir esperar a equipa ao aeroporto, para a elogiar e louvar. Porém, na sua extrema modéstia e humildade, a equipa do Sporting saiu por outra saída que não a principal de forma a recusar receber os louros da sua participação.
Eu, confesso que não fiquei muito agradado com a escolha do adjectivo, até o compreendo, situando-o como uma premissa exógena do comportamento linguístico e psico-social adoptado pelo conselho directivo que assinou este relatório.
No meu caso o adjectivo que escolheria, sem dúvida, seria: histórico.

Sem comentários: