terça-feira, 30 de setembro de 2008

Mais um jogo

Alia-se à pouca vontade em escrever a pouco tempo para a mesma.
Apesar de tudo o que por aí se vai lendo só tenho uma pequenas considerações a fazer sobre o último jogo.
Verifica-se a falta de imaginação e criatividade da equipa.
Num sistema táctico de contenção, foi notória a falta de agressividade ofensiva.
O jogo do Sporting, tal como vem sendo observado, quando joga com um trinco e dois médios centro, depende muito da subida dos laterais e nesse caso as despesas têm ficado com abel. Estando este tapado pelo extremo reys e não subindo, não há compensação no ataque. Veloso tente ser a primeira unidade de ataque e sobe na zona central, roca foge para o meio e moutinho vai fugindo para a zona do trinco. Ou seja, a táctica do Sporting no último jogo é a do funil. Com uma espécie de trinco e dois médios centros, junta-se o pipi e o meio campo do Sporting resume-se à zona central.
A fragilidade que ficou à vista foi a falta de médios flanqueadores, izma e vuk. Havia o pereirinha, mas o PB preferiu po-lo a lateral. Como venho dizendo desde o início da época a fragilidade do Sporting começa pelo trinco. Não havendo um varredor a sério nunca o meio campo poderá ficar compensado com subidas e flanqueamento dos médios centros. Para isto terá sempre de haver uma linha de três que suba e sejam apoiados pelos laterais, mas para isso não poderá haver extremos do lado oposto. Se os houver ou são uns fraquinhos cá do burgo, que mais defendem do que atacam e se o Sporting começa a ganhar a coisa corre bem, se forem jogadores a sério ou a coisa começar a correr mal, então também acaba mesmo mal.
Para isso e atendendo há pouca dinâmica que o losango vai tendo a solução só poderia passar pela adopção por um meio campo mais em linha com dois alas, tipo izma de um lado e vuk no outro. Mas essa opção tem de ser trabalhada a sério e não apenas quando se vai a madrid.
Como se foi notando pelo jogo na luz, PB foi jogando para empatar e controlar o jogo, mas às vezes eles fogem do controlo e quando é preciso algo para reagir, a solução não existiu. Nunca o Sporting criou perigo (excepto na primeira e ultima jogada) e quando estava a perder também nada se fez para alterar a situação. Ou se fez porque não se sabia, não sequeria ou não se podia mas se este for o problema, então o problema também está nos jogadores escolhidos e para as posições que foram contratados.

sábado, 27 de setembro de 2008

Se calhar devias parar mais nas roulotes para perceber o que é que se passa já que os estudos de mercado não estão a ajudar

Soares Franco confessa decepção

Triste pelos parcos resultados conseguidos na campanha de angariação de novos sócios e com reflexos na venda das Gamebox, o presidente do Sporting diz-se impotente perante a actual situação.


Soares Franco
ASF

Ainda recentemente, durante uma conferência de imprensa que serviu para apresentar à comunicação social as contas do último exercício, Soares Franco sublinhou que o clube tinha um grande desafio para enfrentar, chegando mesmo a afirmar que o Sporting e a própria sociedade que gere todo o futebol dependiam muito do aumento do número de sócios e de sócios pagantes, recordando que neste momento o Sporting tem cerca de 100 mil sócios mas apenas cerca de 55 mil é que têm as quotas em dia.



Hoje, n' A Bola

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Auditoria e AG Extrordinária

Transcrevemos em baixo, o post publicado hoje no seu sitio pelo Movimento Leão de Verdade:


No passado dia 16 de Setembro, o Movimento Leão de Verdade manteve uma reunião com o Eng. José Nobre Guedes, Vogal do Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, e o Dr. Pedro Batalha Ribeiro, responsável do Departamento Jurídico, com vista à apresentação da proposta de uma auditoria a realizar voluntariamente pelo Conselho Directivo.

Foi detalhadamente explanada a nossa posição sobre o que consideramos ser o modelo de relatório que pretendemos elaborado, e que assegurará satisfatoriamente os objectivos de informação e transparência constantes da ordem de trabalhos da Assembleia Geral Extraordinária cujo requerimento de convocação foi entregue em 2 de Junho passado.

De forma sumária, esta proposta consubstancia-se numa auditoria global às contas do Sporting Clube de Portugal e de todas as sociedades que integram ou integraram o denominado “Grupo Sporting”, abrangendo o período desde 1995/1996 até à presente data, tendo em vista a apresentação do histórico das contas consolidadas do Clube durante este período da sua história.

Este trabalho, a realizar por empresa credenciada (escolhida por concurso ou consulta directa ao mercado, com exclusão de qualquer auditora que, no período em causa, haja trabalhado com o Sporting Clube de Portugal ou com qualquer sociedade do Grupo), deverá ser objecto de acompanhamento por uma comissão composta por sócios efectivos do Clube com experiência relevante na área.

Esta comissão terá a incumbência de aprovar o relatório em causa, incluindo a análise económica dos negócios de alienação de património imobiliário levados a cabo neste período, designadamente a venda dos terrenos do antigo Estádio José Alvalade e do denominado património não desportivo (Edifício Visconde de Alvalade, Secretaria, Alvaláxia, Holmes Place e Clínica CUF), conforme consta dos pontos 3 e 4 da Ordem de Trabalhos da Assembleia Geral requerida.

Apresentada a nossa pretensão em termos que o Senhor Vogal do Conselho Directivo julgou suficientemente esclarecedores para permitir discussão interna sobre a viabilidade do processo, igualmente registámos os comentários dos nossos interlocutores, cuja revelação neste momento se afigura inoportuna, por representarem opiniões pessoais e não veicularem a posição oficial do Conselho Directivo.

O assunto foi assim remetido para discussão com os demais responsáveis do Clube, tendo o Movimento Leão de Verdade solicitado uma tomada de posição até ao final do corrente mês.

Em paralelo com os esforços no sentido de viabilizar a realização de uma auditoria voluntária, segue os seus termos o processo de convocação da Assembleia Geral Extraordinária.

Nesta conformidade, conhecida a recusa do Conselho Directivo em ceder as instalações sociais para a realização da Assembleia, e sem prejuízo da determinação em conhecer os motivos subjacentes a essa recusa (conforme requerimento já entregue e ao qual continuamos a aguardar resposta), o Movimento Leão de Verdade manteve, em 18 de Setembro passado, nova reunião com o Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

Nessa reunião, foi apresentada a hipótese de realização da Assembleia Geral no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, utilizado pela equipa de Futsal do Sporting Clube de Portugal no âmbito de protocolo estabelecido com aquela autarquia. À semelhança da hipótese, liminarmente recusada pelo Conselho Directivo, de realizar a Assembleia nas instalações do Clube, esta nova solução pretende conter as despesas de organização em valores que não defraudem o direito de convocação pelos sócios que os Estatutos consagram.

O Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral fez depender qualquer iniciativa junto da autarquia de Loures de uma solicitação formal nesse sentido por parte do Movimento Leão de Verdade, a qual já foi apresentada.

O Movimento Leão de Verdade aguardará agora, até ao final do corrente mês, pelos desenvolvimentos posteriores dos dossiers “auditoria” e “Assembleia Geral”, e em função deles tornará públicas a sua posição e próximas iniciativas.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Sporting - Belenenses e Vukcevic também

O recambulesco aconteceu antes do início e não no fim do jogo.
Faltavam cerca de 10 minutos para o inicio do encontro, dirijo-me à porta de entrada e reparo numa fila anormal. Mais uns segundos e vejo que algo se passa, a fila está parada e uma data de indivíduos aos gritos e insultos para com a segurança ou lá o que são que fazem o controlo de entrada no estádio. Mais uns minutos e alguém na fila grita que as portas estão fechadas porque o sistema de leitura nos torniquetes não funciona. Mais gritos e impaciência e empurrões e sugestões de entrada à força por parte de alguns adeptos. Nisto, quando já estavam as equipas em campo lá abriram as portas e entrou toda a gente de avalanche sem qualquer controlo ou revista (logo desta vez que não levei a minha AK-47). Mas o importante é que o sistema de entrada nos torniquetes já estava a funcionar, pelo menos deu luz verde à minha entrada. Como esta brincadeira quando entrei no estádio o jogo já ia com 5 minutos! Se isto acontece no jogo com o porto é que há mesmo um levantamento popular.

Passando ao jogo jogado desta vez ainda houve uns 60 minutos (com boa vontade) em que a equipa do Sporting se preocupou com quem tinha ido à bola.
A entrada foi frouxa e o golo apareceu quando já se esperava pelo intervalo, em que postiga marcou um golo à ponta de lança a sério (realmente o rapaz consegue jogar bem com outro ponta de lança ao lado), apesar da posição irregular.
Depois na segunda parte boa entrada (não é alheio a isto a entrada do Vukcevic) e o segundo golo de penalti. A partir daí quem quisesse ver espectáculo é melhor seguir o conselho do paulo bento e ir ao cinema (se calhar não bocejava tanto, mas devia de ser da hora!
Quanto à equipa do Sporting mais do esquema e táctica habitual, desta vez foi bem aproveitada a subida dos laterais contra em equipa do belenenses que jogou com três defesas, mas eles não são o barcelona nem jogaram com três avançados para impedir a subida dos laterais.
Esta equipa do belém pouco têm da equipa da época passada, com a venda dos melhores jogadores e mais um carregamento de jogadores brasileiros de nível discutível parecem uma equipa de futebol de praia, sem objectividade e sem agressividade.
Também me parece que o Roca anda a perder o gás e o izma vai fazer falta, mas para compensar o Patrício negou o golo ao adversário e com isso evitou um fim de jogo sofrido.
Pelo Sporting não foi precisa muita agressividade mas quando ela é precisa nota-se a falta dela, e em especial e isto é a colocação de moutinho a trinco, claramente um desperdício.
Muito saudada foi a entrada em campo de Vuk, e quem é adepto do Sporting e convive com outros adeptos dentro e fora do estádio, daqueles que não se limitam e não frequentam blogues percebem o porquê.
Isto dá tema para uma posta sobre o assunto, mas sintetizando a relação adepto-equipa, os adeptos revêem-se nalguns tipos de jogadores e neste caso desde a saída de Sá Pinto que o Sporting não tinha um jogador agressivo e com carisma que entusiasmasse a massa associativa.
É que se há algo que me aflige nesta equipa do Sporting, há excepção de derlei (mas este já está no fim da linha) e tonel, é que a equipa é composta por jogadores copinho de leite, a começar pelo capitão que não impõe respeito a ninguém e passando por outros que não são capazes de discutir com o árbitro, encostar a cabeça e chamar nomes aos adversários. Se calhar quem só jogou à bola em amigáveis não percebe estas coisas próprias da bola. Mas é algo da essência própria do futebol, que nasceu com ele (apesar dos burocratas da fifa que nunca jogaram á bola e os comentadores que também não, quererem transformar o futebol em basquet com os pés) e que os adeptos vêm em alguns jogadores e que escasseiam na equipa do Sporting.
Recordo a apresentação de figo no barcelona, quando o treinador Cruijff, que tinha conquistado 5 campeonatos e uma liga dos campeões, iria discursar não o conseguiu por ser brindado com uma monumental assobiadela. E porquê? Porque se atreveu a dispensar um dos ídolos da equipa, Stoitchkov. É que a história é assim mesma, e ninguém a vai mudar, quem os adeptos recordam e quem eles idolatram são os jogadores e não os treinadores (se o scolari vencer no chelsea já não se vão lembrar do mourinho), e quanto mais malucos e sem cabeça são os jogadores mais idolatrados são. Exemplos: maradona, best, o já citado stoichkov, edmundo, cantona, garrincha, gascoine, entre outros. Parece existir uma correlação entre o não alinhamento no sistema dos treinadores e a genialidade, e é ténue a linha que separa a genialidade da loucura.
Mas vamos esperar que a sempre atenta e expedita direcção sadista do Sporting faça o que se espera que quem perceba de gestão futebolística.

p.s.: Aqui pode-se ver a iniciativa da ofensiva 1906 relativamente ao preço dos bilhetes. É caso para perguntar onde estiveram os restantes 25 mil adeptos, se tudo está bem, o presidente é o melhor gestor dos clubes portugueses, o treinador é o melhor dos últimos 25 anos e o plantel é melhor do que nos anos passados, então este fenómeno é da twilight zone!

p.s. 2: por esquecimento a seguir ao jogo de barcelona não prestei uma devida homenagem. Mas como mais vale tarde do que nunca, aproveito agora para deixar a minha sentida homenagem aos 9 mil que se perderam: na deslocação a madrid para a taça uefa no ano de 95 (se a memória não me falha) e apenas aos mil e poucos que conseguiram este ano regressar a espanha. Sic Transit Gloria Mundi...

Saudações Leoninas


quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Este aqui nunca seria convocado por são bento!!!

Democracia e participação - um Sporting dos Sócios

Depois da fraudulenta Assembleia-Geral do Pavilhão Atlântico, realizada no dia 28 de Maio de 2008, a direcção do clube, através de Soares Franco, afirmou que o Sporting seria o que os sócios quisessem que fosse, e por isso mesmo ia ter um lugar um congresso ainda este ano. Apesar da inutilidade do dito num contexto pós-AG nem essa promessa foram capazes de manter, num processo bem escrutinado pelo Leão Da Estrela. Já todos sabemos que a haver congresso a coisa vai mais ser comício. Agora ficamos a saber que o Conselho Directivo, depois de ter proposto ao Leão de Verdade a realização da auditoria sem AG Extraordinária, vem agora recusar ao Movimento a cedência das instalações do clube para a realização da referida AG Extraordinária, a que estatutariamente todos os sócios têm direito. Na imprensa, claro, aposto que nem vamos ouvir uma palavra sobre o assunto.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

eram 2000, mas comigo eram 2001, ok?



mas que bebedeira de primeira parte. até fiquei com as pernas inchadas no vinco das meias de tanta pasmaceira. prefiro não esperar pelo jornal de amanhã e criticar mais uma vez o menino soares franco. se vem ao jornais dizer que o problema vuck é para o paulo bento resolver, então não vá à pendura para os jogos. preocupe.se com o resto das modalidades (naide gomes e ... quem?). deve andar a ganhar experiência para algum cargo político. apolítico é o espírito de equipa, nunca os vi jogar tão mal, tão acagaçados. não sei se deva criticar a recolocação do melhor jogador do sporting em campo. peseiromania. fo**-se. (as estrelas referem.se às letras D e A respectivamente). para finalizar e mandar um abraço para o manuel josé, que eu sei que ele lê este blogue, quero dizer que esse tal orçamento dos colossos serve para isto mesmo, desiquilibrar jogos importantes. o etoo é grande jogador mas é na rua dele. o guardiola como mora num condomínio fechado com escorrega para a piscina, só é o melhor treinador da zona dele, quando o resto dos inquilinos vão de férias. epá! férias é para quem pode. vou agora.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Memórias

O único golo que me lembro deste extraordinário, e quase esquecido, defesa central marcar ao serviço do Sporting. Num momento igualmente muito atípico. A perder em Itália e a poucos minutos do fim. Faz-me lembrar o Miguel Garcia, embora sem a mesma carga dramática. Depois da homenagem pelo nome, fica o vídeo.
Um dia destes digitalizo os bilhetes dos jogos em casa desta campanha europeia para por aqui na Roulote: Malines, Timisoara, Vitesse, Bolonha e Inter. Superior Sul cheia às cinco e meia da tarde. Estádio com 60 mil espectadores independentemente do adversário. Equipa a jogar bo futebol. Se a memória não me atraiçoa ganhámos os primeiros onze jogos do campenato desta época. Só perdemos nas Antas, onde também estive, numa tarde de chuva e granizo, por 2-0.Golos de Geraldão e Kostadinov, no primeiro jogo dessa época que o Luizinho não jogou. Eram outros tempos.


Via Ofensiva 1906

É só a mim que me cheira a mofo? ou o congresso da estabilização

Em Março passado, o Conselho Directivo do Sporting solicitou-me a organização de um congresso diferente do normal, um encontro de discussão da vida e do futuro do clube, não de desestabilização.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

As Taxas

Com o recomeço da época fiz uma incursão pelos sites dos chamados três grandes à procura das taxas que os associados tem de pagar para ter acesso garantido aos jogos da liga sagres (agora temos uma liga da bejeca a juntar à taça da bejeca, não sei porquê).
E o resultado não me surpreende, pois no futebol do burgo a surpresa é para os inocentes.
A amostra tem por base os bilhetes de época dos sócios, o preço para o bilhete mais caro e o mais barato, nos 16 jogos do campeonato, pois tive de ser justo na análise e comparar as coisas iguais, quer dizer, não podia comparar os lugares de época para a Liga dos Campeões, como é público e notório. Os bilhetes alvo da comparação são os de adulto sem descontos e coisas afins.
E é assim, no Sporting o mais barato é € 110 e o mais caro é € 340 como se pode ver aqui.
No benfica o mais barato é € 120 e o mais caro é € 340 como se pode ver aqui.
No porto o bilhete mais barato é € 95 e o mais caro é € 150, mas atenção aqui é o mais caro só com a hipótese do campeonato. O bilhete normal (excluindo box e tribuna) mais caro que incluí obrigatoriamente os 3 jogos na Liga dos Campeões custa € 380, como se pode ver aqui.
Ora arranjando uma amostra comparativa equivalente, só com o Sporting e neste caso, nos bilhetes com os 3 jogos da Uefa os bilhetes mais baratos são € 160 no Sporting e € 125 no porto. Os mais caros são € 415 no Sporting e € 380 no porto.
Aqui retiram-se os seguintes dados: o clube com as taxas mais baixas é o porto, estando benfica e Sporting a um nível semelhante. O que me causa estranheza (talvez ainda seja ingénuo), mas isto da economia parece ter um principio universal, o da oferta e da procura. Ou seja o clube com mais procura - o porto - tem os bilhetes mais baratos com o mesmo número de lugares no estádio e com mais afluência nas épocas passadas devido ao resultados desportivos. E nós temos preços iguais ao benfica com menor número de lugares disponíveis. Percebo que a procura no benfica seja superior à do Sporting atendendo ao número de associados, o que não percebo é como é que o Sporting não tem bilhetes mais baratos.
Uma curiosidade é que segundo vi o único clube que cobra uma taxa pela mudança de lugar é o nosso.
Uma segunda curiosidade é que o porto tem uma tabela de preços para as renovações e outra de preços mais elevados para as novas aquisições.
Saudações Leoninas.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

ASAE

A Última Roulote foi agraciada com o Prémio "Em Pratos Limpos" atribuído pelo sempre atento e combativo blog 1906 Luta e Resiste. Agradecemos e vamos continuar a trabalhar para cumprir os requisitos para um Sporting mais limpo e higiénico (no bom sentido do termo).

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Braga - Sporting

Alguma notas rápidas:
1-Boa entrada do Sporting, como já tinha acontecido na 1ª jornada;
2-Atitude competitiva e mental;
3-Entrega e devoção ao jogo em particular numa pressão colectiva e zonal forte;
4-O golo como aconteceu cedo fez com que a equipa passasse, após os 15 minutos, à procura de guardar o resultado;
5-Felizmente o braga não procurou muito o lado esquerdo do ataque, mais o direito, e o abel, não precisou de subir muito após o golo;
6-O jogo jogado, táctico e pressionante, foi pobre e feio tecnicamente;
7-Houve duas hipóteses claras de golo, uma para cada equipa;
8-Estranha a atitude do Sporting após o golo, no meio campo dotado tecnicamente, sem fazer posse e troca de bola;
9-Pior ainda a defesa numa estratégia de pontapé para a frente;
10-Curiosa esta opção quando o Sporting não tinha táctica e jogadores de contra-ataque;
11-Percebo a opção de paulo bento em reforçar o meio campo com a entrada do veloso e retirar o romagnoli, pois não havia estilo de jogo para um 10;
12-Não percebo a opção por tiui, já que a estratégia era de pontapé para a frente e correr, e o ponta de lança tinha de vir à faixa, obviamente que a opção correcta seria um jogador com essas características como vuk;
13-Pela positiva izmailov, como o melhor em campo, tonel a defender, e postiga pela desmarcação à ponta de lança a concretizar o golo;
13-Pela negativa patricio no soco em falso, moutinho a trinco onde não tinha físico para o jogo de braga, como se viu pelo encosto colectivo na 2ª parte.
14-É de salientar a jogada do abel na linha, como a melhor jogada do jogo e lamentar a falta de jogo ofensivo do Sporting, pois quando o melhor jogador ofensivo é o lateral está tudo dito, jogando como uma equipa pequena da nossa liga, quando se vêm a ganhar é pontapé para a frente e correr.
15-Acredito que é possível fazer melhor com a qualidade do meio campo do Sporting e de alguns atacantes;
16-Percebo que gabem muito a correria do derlei, mas continuo a preferir pontas de lança concretizadores que não precisam de correr, ainda há poucas épocas tivemos um exemplo disso e ninguém se queixava que o homem não defendia nada;
17-Há sempre o risco grande em defender um resultado de um golo de vantagem durante tanto tempo, depois algum golo entra e é infelicidade;
18-Quanto ao árbitro acho que esteve bem, é que é preciso colocar as coisas ao nível comparativo, e desde que vi a arbitragem dele em campo maior, todas as outras são muito boas.

Em jeito de ronda, já se sabe que a comissão disciplinar da liga propôs uma suspensão de dois jogos ao luisão, pelo que a confirmar-se não jogará contra o Sporting, e que o benfica foi multado em € 3.500,00 pelas incidências no jogo com o Porto, o que não é de estranhar. Não percebo porque é que muitos Sportinguistas queriam a interdição do estádio, a não ser que seja por medo de jogar na Luz, até porque o Sporting oficialmente não tomou posição e por solidariedade institucional apoia esta direcção da liga, apesar de dizer que está magoado.
SL